Acervo indispensável

Editora Revista dos Tribunais comemorou 100 anos

Autor

4 de julho de 2012, 12h45

Guilherme Bessa
100 anos da RT - 04/07/2012 [Guilherme Bessa]A Editora Revista dos Tribunais completou cem anos de vida em 2012 e, esta terça-feira (3/7), uma homenagem lhe foi prestada. O evento, organizado pela Thomsom Reuters, a maior empresa de informaçõa jurídica do mundo e que a adquiriu em 2010, ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, e contou com a presença do Coral e da Orquestra Sinfônica da USP e com personalidades do Direito.

Muitos dos que compareceram são também colaboradores da editora, cujo primeiro produto foi justamente a revista que lhe dá nome. Só em 1955 é que ela começou a publicar livros e, atualmente, tem mais de dois mil títulos do Direito em seu catálogo, escritos por 1,2 mil autores em atividade hoje. Cada título tem tiragem média de 3,5 mil exemplares e, como 250 são lançados anualmente, isso equivale quase um milhão de livros distribuídos por período. Já a revista deve atingir sua milésima edição em agosto.

Guilherme Bessa
100 anos da RT - 04/07/2012 [Guilherme Bessa]“Esses cem anos são o coroamento de tudo aquilo que foi feito a bem do Direito, a bem da sociedade e a bem do Brasil”, afirmou Antônio Belinello (foto), diretor de relações institucionais. “Nós sempre fomos imparciais e sempre cuidamos das ideias de todos os autores. Essa é só uma parte da história, porque vamos continuá-la por mais cem.”

A solenidade ao mesmo tempo em que prestava um tributo ao passado da editora, com a lembrança de profissionais que fizeram parte dela, destacou o seu futuro. Jim Smith, o CEO da Thomson Reuters, talvez seja quem mais o representa. Foi ele quem falou a respeito do futuro da editora. “A combinação entre nossa tecnologia e o conteúdo de alta qualidade da Revista dos Tribunais nos permitiu disponibilizar a publicação online há um ano”, exemplificou. “O futuro é brilhante, tão brilhante que não há lugar no mundo mais estimulante do que a América Latina. Estamos crescendo rápido no Brasil e há muita mais a conquistar.”

Guilherme Bessa
100 anos da RT - 04/07/2012 [Guilherme Bessa]Belinello também defendeu a importância da parceria. “Começamos a trabalhar com tecnologia de ponta e a vinda da Thompson Reuters será extremamente benéfico para nós”, disse. “Graças à tecnologia deles, você pode pesquisar as três fontes do Direito — legislação, jurisprudência e doutrina — dentro de uma plataforma única numa velocidade incrível. O que está lá? Tudo o que nós publicamos até hoje.”

A advogada Rosana Chiavassa reforçou a importância da editora para o estudo, o que, como o novo sistema busca, será facilitado. “Somente com o constante aprimoramento e a atualização dos temas é que os profissionais conseguem aplicar a Justiça e possibilitar a entrega do bem da vida ao jurisdicionado”, afirmou. O corregedor-geral de Justiça do estado de São Paulo, José Renato Nalini, concordou. “Não se pode falar no Direito brasileiro sem consultar o acervo das publicações da Revista dos Tribunais”.

Compareceram também à homenagem o presidente em exercício da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Cotrim Guimarães; o desembargador Regional Federal da 1ª Região Fernando da Costa Tourinho Neto; os desembargadores do TJ-SP Irineu Jorge Fava, José Gaspar Gonzaga Franceschini e Roque Antonio Mesquita de Oliveira; a presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Ivette Senise Ferreira; o reitor da USP, Grandino Rodas; o presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, o presidente licenciado da OAB-SP Luiz Flávio Borges D’Urso, e o presidente em exercício, Marcos Da Costa; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Márcio Eurico Vitral Amaro; os ministros do Superior Tribunal de Justiça Maria Thereza Rocha De Assis Moura, Massami Uyeda e Teori Albino Zavascki; o presidente do presidente do Tribunal da Justiça Militar de São Paulo, Orlando Eduardo Geraldi; e o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!