Voo rasante

Caças causaram prejuízo de R$ 35 mil em prédio do STF

Autor

2 de julho de 2012, 22h14

O Supremo Tribunal Federal calculou em R$ 35 mil o prejuízo causado ao prédio da corte pelo voo baixo de um caça da Força Aérea Brasileira, no último domingo (1º/7). Dois aviões Mirage 2000 faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da bandeira nacional e provocaram uma onda de choque nos vidros do prédio do STF, que fica ao lado do pavilhão na Praça dos Três Poderes. Vidros do prédio do Palácio do Planalto também foram danificados.

No STF, ao todo 65 vidros grandes e vários pequenos quebraram após a manobra, o que representa 320 metros do material. Os reparos começam nesta terça-feira (2/7), promovidos pela empresa que já presta serviço de manutenção para o STF, e devem ser concluídos em 15 dias. A FAB afirmou que vai arcar com as despesas.

O presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, passou a despachar de seu gabinete no Conselho Nacional de Justiça, órgão que também preside. Seu gabinete, situado no terceiro e último andar do prédio principal, ficou bastante danificado após o acidente.

A Suprema Corte entrou em recesso na última sexta-feira (29/7) e, por isso, sua rotina não deverá ficar tão comprometida com a reposição dos vidros. Segundo o diretor-geral do STF, Amarildo Vieira de Oliveira, uma reforma na fachada do edifício já era estudada.

“Nossa estrutura, diferentemente da do Palácio do Planalto, que passou por reforma e agora tem vidros blindex, é de vidro comum”, afirmou em entrevista à TV Record. “Já estávamos monitorando. O problema é que a urgência não vai deixar fazer a obra completa, teremos que só repor os vidros.”

O Comando da Aeronáutica afastou o piloto responsável pela manobra. Segundo comunicado oficial, ele excedeu a velocidade adequada para a demonstração, chegando a 1,1 mil km/h. “O piloto está temporariamente afastado das atividades aéreas, irá passar por uma avaliação operacional e poderá sofrer sanções”, diz o órgão, em nota. Com informações da Agência Brasil.

Veja vídeo da demonstração: 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!