Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Rasante acidental

Manobra de caças quebra vidros de prédio do STF

Um rasante de caças Mirage F-2000 da Aeronáutica destruiu os vidros do prédio do Supremo Tribunal Federal e quebrou parte dos do Congresso Nacional neste domingo (1º/7). De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido. O prédio do Supremo foi isolado. A notícia é do portal R7.

Por volta das 10h, caças da Força Aérea Brasileira faziam piruetas no céu por ocasião da cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Segundo relatos, eles teriam passado muito próximo ao solo.

O deslocamento de ar, causado pelo som, pode ter provocado a ruptura dos vidros. No local, estilhaços estão espalhados devido ao acidente.

O prédio do STF teve cerca de 40 janelas quebradas (17 só na parte da frente) e, quando o caça passou sobre o prédio, foi ouvido um estrondo.

Em nota oficial, a Força Aérea informa que "uma onda de choque causou danos às vidraças de alguns órgãos públicos". Ela já começou a apurar o motivo do incidente e se comprometeu a ressarcir os prejuízos causados.

Geralmente aos domingos, o prédio recebe visitas guiadas. Por causa do recesso do Supremo, as visitas foram canceladas neste fim de semana. Não há previsão de quando todos os vidros serão repostos.

Revista Consultor Jurídico, 1 de julho de 2012, 15h57

Comentários de leitores

15 comentários

ARMAS sim, por que não?!

Richard Smith (Consultor)

.
Caro Mr. Bean (estudante):
.
Não podemos nos esquecer de que a Família precede a Sociedade e que esta dá poderes ao Estado para que realize o bem-comum no seu nome.
.
Então, em função destas premissas básicas e atentando-se para o panorama atual de verdadeira PREDAÇÃO das Instituições morais e democráticas "destepaíz" podemos dizer que o (des)governo que nos assola há já longos 10 anos está cumprindo o seu papel? Que não está afrontando, dia-a-dia, a Sociedade que lhe delegou poderes?
.
Então, ainda que fosse somente por incomPTência, já não estariam justifacadas medidas contra ele e a favor da regularização da situação do País.
.
Mas e se levarmos em conta a CRIMINOSA atitude de subserviência aos "ideais" bolivarianos e a subnissão à louca Argentina e ao Beiçola de Caracas, como no vexaminoso episódio do verdadeiro GOLPE que constituiu a entrada contrabandeada da "democrática" Venezuela no Mercosul em detrimento do leal e lúcido Paraguai (que demonstrou ter altivez, vergonha e "culhões" que nos faltam tanto!)? Ou a ingerência brasileira nos ássuntos internos de Honduras (enquanto para o Irã, para a Síria e para a Venezuela...nada!)?
.
Não se esqueça o distraído estudante, que as Forças Armadas constituem o BRAÇO ARMADO da Democracia e representam o Estado (e, portanto, em última análise, a Sociedade, sua patroa!) e não o governo.
.
Então, no caso das reiteradas agressões ao estado democrático perpetradas pelos "os que aí estão", haveria substrato fático e legal para a derrubada armada do regime, sim, como último recurso e caso todos os outros estamentos sociais estivessem corrompidos, cooptados ou neutralizados. Como não?

"Senta a Púa!"

Richard Smith (Consultor)

.
Os pilotos de caça da FAB são experts e tem uma habilidade reconhecida por todas as outras corporações militares do mundo. Em exercícios multinacionais rotineiramente realizados aqui, na América do Sul, esses pilotos com os seus F-5´s Tigers - caças "de pobre" criados pelos Estados Unidos para exportação aos seus países aliados, no começo da longínqua década de 70 - conseguiram enquadrar e "derrubar" caças de primeira linha americanos e francêses!
.
Daí o porquê de, depois de ter visto o vídeo, ter ficado muito "encafifado" com a manobra procedida pelo líder do "elemento" (par de aviões) quanto à velocidade e a trajetória encetados. Se é bem verdade que a trajetória deveria passar pela praça, a altura e a velocidade empregadas (quase a velocidade do som de 1.200 km/h.) necessariamente haveria de produzir o "efeito-solo" num descampado com aquele com efeitos imediatos nos prédios do entorno.
.
Como os pilotos da base de Anápolis - GO, são tudo, menos "crianças", é de se pensar em uma iniciativa pessoal, ou o que é mais provável, um aviso mesmo!
.
Quanto aos nossos valorosos pilotos, que deixaram legenda imortal nos céus da Europa na II Guerra Mundial, realizando muitissimo com pequeno efetivo (o 1º. Grupamento de Aviação de Caça foi uma das três únicas unidades estrangeiras a receber a Citação Presidencial americana!) e engrandecendo enormemente a honra da "nação de índios e mulatos", sempre digo que se aqui fosse um país minimamente sério, o livro que relata toda a aquela saga, o "Senta a Pua" de Rui Moreira Lima (BIBLIEX Editora) seria obra de leitura obrigatória nas nossas escolas de ensino fundamental!

"A realidade contemporânea exige princípios!"

Rui Telmo Fontoura Ferreira (Outros)

Prezados Senhores,
Paz e Bem!
O fato ocorrido deve ter sido uma fatalidade, sei e reconheço a alta capacidade técnico-científica, de nossos briosos pilotos da Força Aérea Brasileira, mas o momento é de extrema reflexão e condicionamento, para que, cada uma cumpra com o seu dever e obrigações, angariando direitos, tendo como exemplo os Poderes Constituídos da República Federativa do Brasil.
Parabéns "Pilotos da FAB", o Brasil reconhece o seu passado, o seu presente e tenho a certeza, o futuro, construídos pelo verdadeiro Amor à Pátria!
Bravo Zulu!
Rui Telmo Fontoura Ferreira

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.