Notas Curtas

Desembargador lança livro sobre acidente em 1940

Autor

28 de janeiro de 2012, 7h49

Spacca
O episódio do trem que caiu próximo ao Viaduto dos Carvalhos, às margens da ferrovia Paranaguá-Curitiba, em novembro de 1940, virou livro. E escrito por um juiz. Ronaldo Pinheiro Rocha, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, lançou nesta semana, em Curitiba, seu Vale da Lua, Vida Além dos Sonhos (R$ 60). A história gira em torno de disputas pelo poder na cidade fictícia de Vale da Lua, com corrupção, traição e homicídio.

Número dois
Em mais uma investida musical, o compositor, pianista e desembargador Wagner Cinelli lança em fevereiro o DVD Caminhos, com composições suas e de Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim, João Donato e Tom Zé.

O coquetel de lançamento acontece em 9 de fevereiro, uma quinta-feira, na Sala de Leitura do Centro Cultural da Justiça Federal (avenida Rio Branco, número 241, 2º andar).

Como noticiou a ConJur, ele também é autor do CD Shalom Salam, que tem 14 faixas, todas de sua autoria. Cinelli atua na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Arredores do desabamento
Escritórios de advocacia sofreram as consequências do desabamento que atingiu três prédios no centro do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (25/1). É o caso do Miguel Neto Advogados. O MNA está atendendo emergências pelo (21) 7864-8449.

Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 2ª Região e Tribunal Regional do Trabalho suspenderam os prazos nos processos dos escritórios que ficavam nos prédios que desabaram no centro do Rio, nesta quarta-feira.

Do caso Celso Daniel
A delegada Elisabete Sato, da 5ª Seccional Leste de São Paulo, é a entrevistada deste sábado (28/1), no Cartão de Visita, da Record News. Ela comenta o caso Celso Daniel, prefeito de Santo André, no qual atuou. "Há hierarquia dentro da Polícia, fui designada para aquele caso, portanto, não podia falar, não. Circulam e-mails dizendo que sou tia de um sujeito que nunca vi. Tem muita gente destrutiva neste mundo", declarou.

O programa vai ao ar às 23h55.

Apoio da seccional de SP
A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo divulgou nota de apoio ao ato que acontece na terça-feira (31/1) em prol do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. "A OAB lutou para sua criação e continuará trabalhando para que o Conselho — que tem uma composição representativa com membros da Magistratura, Ministério Público, advocacia e sociedade — continue a  promover a fiscalização externa do Poder Judiciário", afirmou o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

A manifestação é comandada pelo Conselho Federal da OAB e começa às 14 horas.

Entre criminalistas
Os criminalistas René Ariel Dotti e Jair Leonardo dirigem a cerimônia de homenagem a Evandro Lins e Silva que acontece no Instituto dos Advogados Brasileiros na quarta-feira (1º/2), no Plenário da entidade, às 11 horas.

Eles advogaram em inúmeros casos no Supremo Tribunal Federal no tempo em que Evandro Lins e Silva foi ministro, entre 1963 e 1969. Neste mês, ele completaria 100 anos.

Violência em casa
Os servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba que vão atuar no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de João Pessoa participaram de um curso especial nesta sexta-feira (27/1) sobre a Lei Maria da Penha.

A inauguração da unidade acontece na segunda-feira (30/1), às 16 horas, no prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Funape) da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de João Pessoa.

Seis vagas
Aliás, estão abertas as inscrições para relotação no Juizado. São cinco vagas para técnico judiciário e uma para analista. Quem tiver interesse pode mandar e-mail para o presidê[email protected].

Até agora
O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campina Grande, inaugurado há quatro meses, já cadastrou 729 processos. No começo, eram 400 casos, vindos das varas criminais.

A unidade atende às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 14 horas, no prédio da Facisa (rua Carlos Chagas, número 47, Bairro do São José).

100% de alcance
Logo no começo de 2012, o Selo Digital — sequência de alfanuméricos gerados pelo Sistema de Gestão Integrada dos Foros Judicial e Extrajudicial — vai estar presente em todos os 239 cartórios de Mato Grosso.

O código é associado a atos existentes nos cartórios extrajudiciais, como autenticação, reconhecimento de firma, escritura e emissão de guia.

Elogio por último
Nos três anos de funcionamento, a Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul recebeu quase 30 mil chamadas. Só em 2011 foram cerca de 10 mil contatos. Desses, 56,5% foram pedidos de informações; 36,2%, reclamações; 3,1% críticas; 2,1%, sugestões; 1,4%, comentários; e 0,6%, elogios. A morosidade processual lidera as reclamações (33,5%).

Mais de 90% dos contatos se deram por e-mail.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!