Notas Curtas

Policiais são capacitados para lidar com bêbados

Autor

26 de janeiro de 2012, 8h33

Spacca
Para atuar no enfrentamento ao álcool e outras drogas, 40 policiais rodoviários federais estão sendo treinados desde quarta (25/1) pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e pela Polícia Rodoviária Federal. O curso já passou por Vitória e, em breve, chega a outras três cidades: Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Eles estão sendo capacitados para prever e antecipar comportamentos de motoristas que estejam sob efeito dessas substâncias.

Prestação de contas
Acontece nesta quinta-feira (26/1) a votação do texto final do Relatório Anual de Atividades do Conselho Nacional de Justiça, que será avaliado e votado pelos conselheiros. É a primeira vez que o documento, de, espera-se, 200 páginas, será produzido apenas no formato eletrônico.

“Fotos, infográficos e hiperlinks direcionarão o leitor aos temas e programas específicos”, conta Fabiano de Andrade Lima, diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ.

Pelas estradas
A Associação dos Magistrados do Paraná está espalhando o slogan “Juiz. Uma profissão. Uma vocação. Uma paixão”, por meio de outdoors, pela BR-227, que liga a capital do estado ao litoral. A iniciativa faz parte da campanha “Olhos Abertos”, voltada para a valorização da magistratura.

Quem quiser saber mais sobre a campanha, pode acessar o site.

Apoio em Brasília
O Sinprofaz e o Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal resolveram se unir às demais entidades da sociedade civil e anunciaram que estão juntos com a Ordem dos Advogados do Brasil no ato que acontece na terça-feira (31/1), em Brasília, em defesa da independência do Conselho Nacional de Justiça.

“O esvaziamento das atribuições do órgão trará prejuízos a toda sociedade e aos magistrados comprometidos com suas funções, uma vez que o poder de fiscalizar e punir os magistrados que cometam atos contrários à lei contribui para separar o joio do trigo, resguardando a imagem do Judiciário brasileiro”, disse o presidente do Sinprofaz e do Forvm, Allan Titonelli.

Bispos e jornalistas
São presenças certas na manifestação os presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Maurício Azedo.

Entra e sai
O procurador regional da República Maurício da Rocha Ribeiro está no Ministério Público Federal desde 2005 e agora chega à chefia da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, onde fica até 2014.

Com as Eleições 2012 pela frente, ele substitui a procuradora regional Mônica Campos de Ré, que acompanhou, durante seu mandato, por exemplo, a cassação da prefeita de Magé, Núbia Cozzolino.

Prata da casa
Vão até quinta-feira (2/2) da próxima semana as inscrições para a vaga de desembargador federal para promoção por antiguidade no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília. Ela foi aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador Fagundes de Deus.

Advogado juiz
Advogados interessados em seguir carreira na magistratura já podem se inscrever no processo seletivo de formação de lista tríplice para vaga de membro efetivo no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O edital pode ser acessado aqui.

Entrada na magistratura
O Tribunal de Justiça da Bahia abriu concurso para juiz substituto. Para concorrer a uma das 99 vagas existentes, o candidato precisa ter concluído o bacharelado em Direito e possuir três anos de atuação na área. O rendimento é de R$ 18.335,82 e a taxa de inscrição custa R$ 150. Mais informações aqui.

Contra a vida
A comarca de Jaboatão dos Guararapes (PE) ganhou a 2ª Vara do Tribunal do Júri nessa quarta-feira (25/1). “Há perspectiva de duplicar nossa capacidade de julgamento já que são duas unidades para tratar dos mesmos tipos de ações”, contou a juíza Inês Maria de Albuquerque Alves, titular da 1ª Vara.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!