Consultor Jurídico

Estante Legal: Livro analisa os 15 anos da Lei de Arbitragem no Brasil

16 de janeiro de 2012, 9h24

Por Robson Pereira

imprimir

Spacca
Há registros com origem na Idade Média, mas no Brasil o instrumento chegou com as Ordenações Filipinas no período colonial e nunca mais saiu. Está na Constituição de 1824, no Código Comercial de 1850, no Código Civil de 1916 e no Código Processual de 1939, entre vários outros dispositivos legais. Mas foi somente a partir da edição da Lei 9.307, em 1996, e depois com a ratificação pelo governo brasileiro da Convenção de Nova Iorque, em 2002, que a arbitragem, como alternativa para superar conflitos, de forma rápida e eficaz, consolidou-se no cenário nacional e tornou-se opção preferencial para um significativo e crescente número de grandes empresas.

Se a nova lei reformulou e fortaleceu a arbitragem conferindo a ela força vinculante à cláusula compromissória e equiparando a sentença arbitral à sentença judicial, a ratificação da convenção deu às empresas tranquilidade para atuar no mercado multinacional, onde é grande o uso da arbitragem para dirimir conflitos, sobretudo aqueles de natureza comercial. O renascimento está completando 15 anos e está amplamente documentado e analisado em Arbitragem – 15 anos da Lei N. 9.307/96, organizado por Antônio Pereira Gaio Júnior e Rodrigo Almeida Magalhães. É o primeiro livro sobre o tema a chegar ao mercado editorial neste início de ano.

Gaio Júnior é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com pós-doutorado em Direito pela secular Universidade de Coimbra, em Portugal, e integra o Comitê Brasileiro de Arbitragem. Magalhães é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e também da PUC-MG, onde concluiu mestrado e doutorado em Direito. Além deles, contribuem para a obra os especialistas Bernardo Silva de Lima, Humberto Theodoro Júnior, Jamile Bergamaschine Mata Diz, Leandro Rigueira Rennó Lima e Maria Emília Naves Nunes. Cada um ficou responsável por um capítulo que juntos mostram o ressurgimento da arbitragem no cenário nacional e traçam os cenários para o avanço de um instituto, definitivamente livre da desconfiança ou até mesmo da má vontade com que era recebida num passado próximo por magistrados, advogados e empresas. 

Entre os temas destacados no livro sobre os 15 anos da Lei da Arbitragem aparecem a responsabilidade civil do árbitro por erro na condução do processo, bem como as sanções aplicáveis ao mediador pelo descumprimento de suas obrigações, entre as quais as obrigações de revelação e independência. Os autores também contextualizam os casos previstos na lei para a anulação da sentença arbitral e mostram como a convenção arbitral está inserida no Direito brasileiro. 

Na arbitragem, a função do árbitro nomeado pelas partes, de comum acordo, é a de conduzir o processo em litígio, tal como ocorre no processo judicial, com a vantagem de oferecer uma solução em tempo bem mais curto e com custo bem inferior. Com a assinatura da cláusula compromissória ou do compromisso arbitral, introduzidas pela Lei 9.307, a arbitragem assume o caráter obrigatório e a sentença tem força judicial. Antes restrita às controvérsias envolvendo grandes empresas e grandes contratos, hoje a arbitragem já aparece em contratos de compra, venda ou locação de imóveis e de bens em geral.

Outro destaque sobre o tema nas livrarias é Arbitragem Comercial Internacional – A Convenção de Nova Iorque e o Direito Brasileiro, uma coletânea de textos de advogados, professores e árbitros, todos com reconhecida experiência na matéria. O livro foi lançado no segundo semestre do ano passado sob a coordenação dos advogados Arnoldo Wald e Selma Ferreira Lemes, ambos com larga atuação junto à Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional.

Os autores concentram suas atenções na Convenção sobre o Reconhecimento e a Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras, que ficou conhecida como Convenção de Nova Iorque. O texto está em vigor desde 1958, mas só foi ratificado pelo Brasil em 2002. A obra representa um olhar brasileiro sobre a convenção, que tem os seus 16 artigos esmiuçados por 15 autores. Segundo Wald, a ratificação da convenção pelo Brasil (150 países já ratificaram o documento), além de ampliar a credibilidade do país nos fóruns internacionais, deu às empresas tranquilidade para atuar no mercado multinacional.

Serviço:
Título: Arbitragem – 15 anos da Lei N. 9.307/96
Autores: Antônio Pereira Gaio Júnior e Rodrigo Almeida Magalhães (coordenadores)
Editora Del Rey
Edição: 1ª Edição – 2012
Formato: Brochura
Número de Páginas: 240
Preço: R$ 46,40

Serviço:
Título: Arbitragem Comercial Internacional – A Convenção de Nova Iorque e o Direito Brasileiro
Autores: Arnold Wald e Selma Ferreira Lemes (coordenadores)
Editora: Saraiva
Edição: 1ª Edição – 2011
Número de páginas: 445 páginas
Preço: R$ 115,00