Era digital

TJ-MS comemora maior número de petições eletrônicas

Autor

2 de janeiro de 2012, 17h36

Tramitam hoje pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul 231.763 petições no formato eletrônico. Nesta semana, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso divulgou os números do processo eletrônico em clima de comemoração. Dentre as 32 comarcas que têm a tramitação online inserida está a de Campo Grande, com 7.605 petições, somando um total de 30% das petições eletrônicas desta comarca.

As 11.327 petições que tramitam em Dourados estão todas no formato eletrônico. A comarca de Amambai está com 1.318 petições, 4.243 em Aquidauana e 3.899 na comarca de Camapuã. Também estão em destaque o Juizado Especial de Dourados, com 10.650 petições e 38.934 no Juizado Especial Central de Campo Grande.

Com o processo eletrônico, o advogado pode protocolar petições iniciais e intermediárias pela internet. Elas são encaminhadas para qualquer foro habilitado em que exista processo virtual.

Nível de compreensão
O diretor-geral da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, preparou uma enquete para descobrir quais dificuldades são encontradas para o peticionamento eletrônico, que pode ser respondida aqui. Também organizaram a pesquisa a Ordem dos Advogados do Brasil, a Escola Superior da Advocacia, a Procuradoria-Geral de Justiça, a Procuradoria-Geral do Estado, a Procuradoria-Geral do Município e Defensoria Pública.

O resultado da enquete será debatido em uma reunião no dia 15 de fevereiro para que a Ejud-MS possa fazer o trabalho de capacitação dos envolvidos neste seguimento. Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-MS.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!