Medidas de prevenção

Maracanã recebe ato sobre segurança no trabalho

Autor

27 de fevereiro de 2012, 16h35

Um ato sobre o trabalho seguro na construção civil acontece na sexta-feira (2/3) no canteiro das obras de reforma do Estádio Mário Filho, o Maracanã. O setor é, hoje, o que concentra o maior número de acidentes de trabalho fatais no país. O evento, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho, está marcado para começar às 10 horas, e faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho lançado em maio.

Monitoramento/Ministério do Esporte

 

Em 2010, foram 54.664 acidentes na construção civil, dos quais 36.379 se enquadram como acidentes típicos, como é classificada a queda em altura, causa mais comum de lesões e morte, e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas. No mundo, esses trabalhadores da construção civil têm três vezes mais probabilidades de sofrer acidentes mortais e duas vezes mais probabilidades de sofrer ferimentos que os trabalhadores das demais áreas.

A intenção do ato é propagar as medidas de prevenção e segurança ao reunir trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras. A expectativa do TST é que sejam reunidos quatro mil operários. No palco, em frente à estátua do Bellini, passarão personalidades do mundo esportivo e autoridades. 

Uma dessas personalidades é o jogador Ronaldo. Ele sorteará brindes para os trabalhadores. Os operários também receberão kits contendo cartilhas sobre saúde e segurança do trabalho e uma miniatura do Maracanã. Devem comparecer, ainda, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Getrin (Grupo de Trabalho Interinstitucional) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além do governador e do prefeito do Rio, Sérgio Cabral Filho e Eduardo Paes.

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social revelam que, em 2001, ocorreram no país cerca de 340 mil acidentes de trabalho. Em 2007, o número subiu para 653 mil e, em 2009, chegou a 723 mil ocorrências, dentre as quais foram registrados 2.496 óbitos. A Previdência Social despende por ano aproximadamente R$ 10,7 bilhões com o pagamento de auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadorias. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!