Radiografia da Justiça

Anuário da Justiça Federal será lançado no STJ

Autor

23 de fevereiro de 2012, 12h58

Operadores de Direito de todo o país ganham uma importante ferramenta de trabalho na semana que vem, com o lançamento do Anuário da Justiça Federal 2012, uma inédita e abrangente radiografia do Judiciário Federal. A publicação mostra como funciona a máquina formada atualmente por 1.750 magistrados e quase 40 mil servidores, responsável por um estoque de 6,5 milhões de processos e mais de dois milhões de sentenças a cada ano.

“Embora tenha importante competência em matéria penal, principalmente no combate ao crime organizado e à corrupção, o papel mais relevante da Justiça Federal é atuar como um escudo, que protege o cidadão contra os excessos do poder público”, afirma Maurício Cardoso, editor executivo do Anuário. Entre os temas mais comuns no dia a dia do Judiciário Federal, ele chama a atenção para a avalanche de ações envolvendo a Previdência Social e o Direito Tributário, áreas de forte impacto sobre o indivíduo e a sociedade como um todo.

O ponto de partida para a radiografia expressa nas 245 páginas da publicação são os cinco Tribunais Regionais Federais instalados no país. O Anuário revela quem são e como julgam todos os desembargadores federais, não apenas por meio de perfis e dados biográficos, como também pelo resultado prático do trabalho diário, traduzido nas decisões mais importantes tomadas por eles ao longo 12 meses, selecionadas entre aquelas de maior influência na vida do cidadão e de empresas. São essas decisões que vão orientar todos os julgamentos posteriores, servindo como referência para juízes, advogados e a própria população.

"O Anuário foi concebido como uma fonte de referência e pesquisa diária para todos que atuam na área do Direito e da Justiça", afirma Cardoso. "Um dos objetivos principais é mostrar a rotina de trabalho nos gabinetes e nos colegiados, inclusive em relação ao comportamento de cada julgador no atendimento às partes do processo", acrescenta.

O Anuário da Justiça Federal é uma publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico. A série de radiografias sobre o Judiciário brasileiro teve início em 2007 com o lançamento do Anuário da Justiça Brasil, com foco na atuação do Supremo Tribunal Federal e nos tribunais superiores. Em seguida, vieram os Anuários da Justiça de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ainda este ano, chegará ao mercado a primeira edição do Anuário da Justiça do Trabalho. O lançamento do Anuário da Justiça Federal 2012 está marcado para as 18h30 do dia 29 de fevereiro, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Serviço
Título: Anuário da Justiça Federal 2012
Editora: ConJur Editorial
Páginas: 245 páginas
Lançamento: 29/2/2012
Local: Superior Tribunal de Justiça (mezanino do prédio dos plenários)
Horário: a partir das 18h30
Pré-venda: Livraria ConJur (clique aqui para fazer a reserva do seu exemplar)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!