Controle necessário

Cartórios capixabas terão de comunicar registros

Autor

11 de fevereiro de 2012, 13h26

Os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais dos municípios do Espírito Santo deverão comunicar registros de nascidos e óbitos. É o que prevê o Projeto de Lei 2, de 2012, encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa.

Segundo o governo, a Lei 9.381, de 2010, que determina ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de cada município que comunique ao Detran o falecimento de portadores de CNH, trouxe à autarquia um ganho qualitativo nas ações de prevenção de fraudes na utilização do documento.

O objetivo do Executivo é estender a comunicação a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Para o governo, é uma forma de contribuir para a redução da criminalidade e alcance das metas fixadas no programa Estado Presente, ação do geoverno focada na redução da criminalidade, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade.

“Essa interoperabilidade dos sistemas de dados dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública e justiça criminal alinha-se à necessidade de implementar ações de modernização unificadas com vistas a maior economicidade e razoabilidade, otimizando as estratégias de prevenção e repressão ao crime, especialmente ao crime organizado, que não tem fronteiras”, diz parte da justificativa governamental. Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!