Jornalismo e democracia

AMB premia oito reportagens sobre o Judiciário

Autor

10 de fevereiro de 2012, 8h50

A Associação dos Magistrados Brasileiros premiou os oito melhores trabalhados jornalísticos que envolveram a valorização do Judiciário e da magistratura, veiculados por jornais, web sites, revistas, televisão, rádio, mídias regionais e de associações filiadas à AMB. A cerimônia do VIII Prêmio AMB de Jornalismo – Edição Paulo Bonavides aconteceu na noite de terça-feira (7/2).

Em seu discurso, o presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, destacou a importância do jornalismo para a concretização de uma sociedade verdadeiramente democrática. “O respeito da magistratura pela imprensa livre é imenso. Temos a consciência e ciência claras de que o Judiciário e a imprensa têm papéis distintos, mas há, entre eles, uma fundamental identidade e convergência, qual seja, a função social de melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade e sustentar o estado de direito. Não existe democracia sem uma imprensa livre e participativa; também não há democracia sem Justiça”, destacou Calandra.

Nesta edição, a AMB homenageou o jornalista, professor e jurista Paulo Fernandes Bonavides, considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil. Representando o jornalista, sua filha Marília Bonavides Eloy recebeu a homenagem entregue pelo presidente da AMB, Nelson Calandra.  “Estou muito feliz por representar meu pai em uma homenagem tão significativa. Só temos a agradecer pelo carinho da AMB”, disse Marília.

A outra homenageada (in memorian) da noite foi a Juíza Patrícia Acioli, morta com 21 tiros quando chegava a sua casa, em Niterói (RJ). Em reconhecimento ao seu trabalho, foi criada a categoria especial “Combate ao Crime Organizado e Segurança de Magistrados e dos Fóruns”.

As filhas, a irmã e o ex-marido da juíza estiveram em Brasília para receber uma homenagem em nome da juíza. O advogado da família, Técio Lins e Silva, fez um breve discurso em homenagem a Acioli. “Patrícia foi uma estrela encantadora, uma pessoa que veio ao mundo para nos dar exemplos. Fico muito grato com a tarefa de prestar esta homenagem, e gostaria de destacar o brilhantismo da AMB desde o primeiro momento, neste crime tão bárbaro”, afirmou o advogado.

A entrega do prêmio aos vencedores foi feita pelo presidente da AMB e pelo vice-presidente de Comunicação, Raduan Miguel Filho. Já a da categoria especial “Patrícia Acioli – Combate ao Crime Organizado e Segurança para Magistrados e Fóruns”, foi feita pela vice-presidente de Direitos Humanos da associação, juíza Renata Gil.

Neste ano, o Prêmio AMB de Jornalismo recebeu 106 trabalhos inscritos, distribuídos em oito categorias. Em suas oito edições, o prêmio já reuniu mais de 1.700 trabalhos. Além dos troféus, cada vencedor receberá R$ 10 mil, somando R$ 80 mil em prêmios em dinheiro. Com informações da Assessoria de Imprensa da AMB.

Clique aqui para conhecer os trabalhos vencedores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!