Segurança pública

PF prende líder da greve dos policiais da Bahia

Autor

7 de fevereiro de 2012, 20h28

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (7/2) o sargento Elias Alves de Santana, dirigente da Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros (Aspol). De acordo com nota publicada no site do governo da Bahia, ele é um dos líderes da greve dos policiais militares do estado, que está em seu sétimo dia. Santana é o segundo a ser preso da lista dos 12 mandados de prisão emitidos pela Justiça.

Os policiais presos são acusados de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público. De acordo com o governo baiano, além do processo criminal, os policiais vão passar por um processo administrativo na própria corporação. No domingo (5/2), já havia sido preso o soldado Alvin dos Santos Silva, que é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa).

Cerca de 10 mil PMs, de um contingente de 32 mil homens, estão em greve desde o dia 31 de janeiro. De acordo com o governo, durante o período de paralisação, o número de homicídios dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. A ausência de policiamento nas ruas também teria motivado saques e arrombamentos.

A greve dos policiais tem afetado a vida de grande parte da população baiana, direta ou indiretamente. A volta às aulas de estudantes de escolas públicas e particulares, que estava marcada para 6 de fevereiro, foi prejudicada. Apenas os alunos da rede pública estadual iniciaram o ano letivo.

Dois dias após a paralisação, a Justiça baiana concedeu uma liminar decretando a ilegalidade da greve e determinando que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) suspenda o movimento. Enquanto a greve permanece, aproximadamente três mil homens do exército auxiliam na segurança de Salvador.

Os PMs reivindicam a criação de um plano de carreira, pagamento da Unidade Real de Valor (URV), adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação de atividade policial incorporada ao soldo, anistia, revisão do valor do auxílio-alimentação e melhores condições de trabalho, entre outros pontos. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!