Provas canceladas

OAB vai reaplicar Exame de Ordem em Duque de Caxias

Autor

7 de fevereiro de 2012, 15h04

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil vai reaplicar uma nova prova aos 686 candidatos do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que não puderam fazer a primeira fase do VI Exame de Ordem Unificado no último domingo (5/2) por conta da falta de energia no Colégio Futuro Vip. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (7/2) pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para que os candidatos não sejam prejudicados em decorrência da pane no sistema da Light, concessionária responsável pelo abastecimento de energia.

A prova será realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 26 de fevereiro e permitirá que aqueles que forem aprovados realizem a segunda fase do Exame no dia 25 de março. Demais informações, como local e horário de aplicação da prova, serão transmitidas diretamente aos candidatos pela FGV.

O presidente nacional explicou que a prova somente será reaplicada porque este foi um caso excepcional, evento de força maior e alheio à vontade dos organizadores do Exame, uma vez que o local da prova ficou sem energia por mais de horas.

"A falta de energia inviabilizou a realização da prova no município. Tratou-se de uma ocorrência pontual que em nada atrapalhou a aplicação do Exame no restante do país", afirmou Ophir Cavalcante. Ainda segundo o advogado, "a aplicação de uma nova prova, no caso de Duque de Caxias, é justo porque as pessoas não podem ser prejudicadas pelo evento de força maior ocorrido e simplesmente impedidas de prestar o exame agora como se planejaram."

Em todo o Brasil, 99.712 candidatos fizeram a prova objetiva. Ao todo, 2.184 não compareceram, um percentual de 2,14% de ausência. As provas do último domingo estão em fase de correção, mas o gabarito preliminar já foi divulgado e está disponível no site da OAB.

Para ser aprovado na primeira etapa, o candidato deve acertar 50% do total de 80 questões. A segunda etapa (prova prático-profissional) será realizada no dia 25 de março deste ano. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!