Notícias alopradas

MP de Minas pede investigação de reportagem de revista

Autor

31 de dezembro de 2012, 13h49

O Ministério Público de Minas Gerais acusa a revista CartaCapital de usar documento forjado para amparar suas reportagens a respeito do chamado mensalão mineiro (ou tucano). Os textos publicados pela revista, assinados por Leandro Fortes, sustentam que os desvios praticados pelo PSDB são mais graves que os do PT e, portanto, deveriam ser igualmente punidos.

Para apurar o possível estelionato jornalístico, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), Joaquim José Miranda Júnior, requisitou à Delegacia do Departamento de Falsificações e Defraudações de Belo Horizonte a instauração de inquérito policial.

As reportagens da revista afirmam que o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo, teria sacado mais de R$ 100 milhões de estatais mineiras para remeter a uma lista de políticos e personalidades, quase todas ligadas ao PSDB. A lista, com requintes esquisitos para anotações clandestinas, como registro em cartório e firmas reconhecidas, foi produzida por falsário identificado e preso por isso bem antes da publicação das reportagens. Há erros grosseiros, como a caracterização dos supostos beneficiados com cargos que eles só iriam ocupar anos depois da data do “documento”.

Na nota distribuída pela Superintendência de Comunicação Integrada do MP-MG, a Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais informa que, “em 3 de dezembro de 2012, encaminhou à redação da CartaCapital o ofício nº 108/2012-SCI-PGJ, pelo qual esclarece à Chefia de Redação da revista quanto à improcedência da informação veiculada na matéria De volta à origem, da edição de 14 de novembro deste ano”.

O interesse especial do Ministério Público se dá pelo fato de o material usado pela revista estampar assinatura falsificada do promotor de Justiça Adriano Estrela, o que levou o MP a considerar o alicerce da notícia “absolutamente inidôneo” e “forjado”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!