Ditadura Pinochet

Justiça do Chile ordena prisão de militares

Autor

29 de dezembro de 2012, 14h22

A Justiça chilena decretou nesta sexta-feira (28/12) a prisão de sete ex-oficiais do Exército chileno acusados de serem autores e cúmplices do assassinato do cantor e compositor Víctor Jara, ocorrido poucos dias depois da instalação da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). As informações são do portal G1.

A decisão diz que foram autores do delito de "homicídio em primeiro grau" os ex-oficiais Hugo Sánchez Marmonti e Pedro Barrientos Núñez, que vive atualmente nos Estados Unidos, para o qual foi emitida uma ordem de prisão internacional.

Como cúmplices, foi ordenada a prisão de Roberto Souper Onfray, Raúl Jofré González, Edwin Dimter Bianchi, Nelson Hasse Mazzei e Luis Bethke Wulf.

Víctor Jara Martínez, executado em 16 de setembro de 1973, no Estádio do Chile, foi detido no dia seguinte ao golpe de Estado que derrubou o governo do socialista Salvador Allende. Depois de permanecer detido junto a outros 5 mil prisioneiros em um estádio de Santiago, o corpo de Jara foi encontrado em um terreno baldio com 44 impactos de balas e suas mãos mutiladas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!