Consultor Jurídico

Eleitores de 14 estados farão cadastramento biométrico em 2013

25 de dezembro de 2012, 6h03

Por Redação ConJur

imprimir

Mais de 9,9 milhões de eleitores de 300 municípios em 14 estados, mais o Distrito Federal, farão, em 2013, o recadastramento biométrico de seus eleitores para as Eleições Gerais de 2014. A medida foi aprovada pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), por meio da edição de dez provimentos, já publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A utilização da biometria tem o objetivo de tornar mais segura a identificação do eleitor no ato da votação, tornando praticamente impossível a fraude, já que cada impressão digital é única. Nesse tipo de identificação, o eleitor pressiona seu dedo contra um sensor que faz a leitura de suas digitais e compara com seu respectivo registro que fica em um banco de dados.

A expectativa do TSE é de que todos os eleitores do Brasil estejam cadastrados biometricamente até 2018. Nas eleições de 2014, o único estado que ainda não terá a identificação é o Amazonas. O cadastramento biométrico foi iniciado em 2007.

Até agora, 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios tiveram seu dados biométricos coletados. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.