Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pesquisa de opinião

População confia mais no STF que no Congresso Nacional

Segundo pesquisa realizada em dezembro pelo Ibope, o Supremo Tribunal Federal tem maior confiança por parte da população do que o Congresso Nacional. Numa escala que vai de 0 a 100, o STF tem um índice de 54, enquanto o Congresso tem 35, ficando no último lugar da lista. A instituição mais bem avaliada é o Corpo de Bombeiro, com 83 pontos. As informações são da Agência Estado.

É a primeira vez que o Ibope mede a confiança do Supremo, então não há como saber se a confiança cresceu ou diminuiu por conta do julgamento do mensalão. A confiança na polícia é de 40 pontos. No sistema eleitoral, de 54, e nos meios de comunicação, 60.

Em junho de 2012, o Ibope fez a medição com um número maior de instituições, incluindo os partidos políticos, que ficaram aquém do Congresso, com apenas 29 pontos. Na atual pesquisa, os partidos não foram incluídos.

Na medição de junho, a Presidência da República teve 63 pontos de confiança, enquanto o governo teve 53.

Revista Consultor Jurídico, 24 de dezembro de 2012, 15h18

Comentários de leitores

6 comentários

Poder do marketing.

Museusp (Consultor)

Com horário reservado de propaganda politica em horário nobre na Rede Globo, com seus colunistas amestrados, Merval Pereira á frente, os ministros do STF passaram a herois nacionais rapidamente e quase ganharam as eleições municipais. Só no ultimo dia de cobertura o JN dedicou 18 minutos (pagos sei lá por quem) aos destaques das bravatas dos "defensores da moral na política"! Ao passo que nos últimos anos, com mais enfase em 2012, a Globo lidera uma campanha sem tréguas para o descredito das instituições políticas. Campanha essa muitas vezes fundamentada nas "investigações" da revista Veja produzidas com o apoio de organizações criminosas como ficou provado nas operações da PF. O ataque ás instituições só interessa áqueles que sonham em voltar ao poder sem necessitar de votos da população. Por ai deve ser fácil apurar quem pagou essa propaganda toda!

por que nao?

professorpaulo (Professor)

Como poderia ser diferente com este sistema onde qualquer borrabotas pode ser político e já pra se chegar ao STF é necessário uma conduta no mínimo coreta e muita competência.

Congresso

Sargento Brasil (Policial Militar)

Deixo claro que me refiro à minha opinião pessoal, todos têm o direito constitucional de discordar:
Como confiar naqueles que iniciaram uma CPMI ''cachoeira'' e a encerraram da mesma maneira como se iniciou, não provando nada. Inquérito é uma coleta de provas a se apurar a existência e a autoria de um fato, com indícios fornecidos. Mas, nem indícios foram constatados!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/01/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.