Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Irregularidades apontadas

Nova constituição egípcia é votada neste sábado

Acontece neste sábado (22/12), no Egito, o segundo turno da votação da nova constituição do país, elaborada pelos islâmicos. Iniciado às 8h locais (4h no horário de Brasília), o pleito termina às 19h (23h no horário de Brasília), mas pode ser ampliado, como no primeiro turno. As informações são do site Reuters Brasil.

Uma coalizão de grupos de direitos humanos egípcios relatou que uma série de irregularidades já aconteceram. Postos de votação foram abertos com atraso, apoiadores da nova constituição fizeram campanha ilegal pelo voto afirmativo, e pelo menos uma pessoa morta votou.

Segundo os apoiadores do presidente, Mohamed Mursi, eleito em julho, a carta é de suma importância para a democratização do Egito e para a restauração de sua economia.

Os opositores, no entanto, afirmam que a nova constituição aprofundará os conflitos, pois cria divisões sociais e favorece os islamitas, preterindo os direitos das mulheres e também dos cristãos, que equivalem a 10% da população.

No primeiro turno, 57% dos votos foram favoráveis à nova carta. Analistas acham que o resultado favorável se repetirá, pois a votação abrange também a área rural do país, com maioria islamita.

O Egito é a mais populosa nação árabe do mundo. Em 2011, após uma série de levantes, seu povo depôs o tirano Hosni Mubarak, que ficou 30 anos no poder.

Revista Consultor Jurídico, 22 de dezembro de 2012, 14h06

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.