Mercado Jurídico

Cai número de novas sociedades em São Paulo em 2012

Autor

18 de dezembro de 2012, 9h32

Spacca
Em 2012, menos escritórios de advocacia foram inaugurados em São Paulo. O estado, que concentra mais de 240 mil advogados, viu, neste ano, a redução no ritmo de lançamento de novas bancas em comparação aos quatro anos anteriores. De janeiro a novembro, a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil registrou 651 sociedades de advogado, perfazendo uma média de 59 registros por mês, o menor índice dos últimos cinco anos. Em 2010, 813 novas bancas chegaram ao mercado paulista (68 ao mês).

Uma possível explicação para a redução das novas sociedades é a consolidação das bancas já existentes no mercado, com ingresso cada vez maior de sócios. A hipótese é levantada pelo presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), Carlos Roberto Fornes Mateucci, mas que ressalta não ter “fundamento científico” para afirmar que essa é a resposta. Para Fernando Fragoso, presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, os números não causam estranheza. "O número de novas sociedades inscritas na OAB-SP tem, mesmo, girado em torno de 60 a 70 por mês.”

Ano Sociedades registradas
2008 745
2009 779
2010 813
2011 762
2012 651 (até 30 de novembro)

 


Champagne de champagne
O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual pôs fim a uma disputa de mais de 50 anos. A partir de agora, o nome champagne só poderá ser usado para designar os vinhos da famosa região francesa. O registro da indicação geográfica foi outorgado ao Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne, representado no Brasil pelo escritório Luiz Leonardos & Cia.


Dinheiro de fertilizantes
O Trench Rossi e Watanabe prestou consultoria jurídica à multinacional de origem norueguesa Yara International ASA no processo de aquisição do negócio de Fertilizantes da Bunge Brasil, incluindo unidades de mistura, armazéns e marcas, por US$ 750 milhões. A transação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores do Brasil, o que deve acontecer no segundo semestre de 2013, e o valor final da operação depende dos ajustes pós-fechamento de praxe.


Incorporação de fábricas
A aquisição — avaliada em 223 milhões de euros — das divisões de Sistema de Fechos da Valeo, empresa francesa produtora de autopeças, pela japonesa U-Shin foi assessorada pelo TozziniFreire Advogados. Com a aquisição desta divisão, que é responsável pela fabricação de fechaduras, travas, puxadores e trincos, a U-Shin incorpora fábricas na Europa e na América do Sul, incluindo Brasil.


Foco no compliance
O advogado Luís Carlos Dias Torres, sócio sênior da área criminal do escritório Demarest e Almeida, deixa o escritório ao final deste ano para criar a banca Torres|Falavigna Advogados — especializada em Direito Penal e compliance. O advogado atuou por 20 anos no Demarest, onde participou da criação da área criminal. Em 2012, o advogado foi listado como um dos destaques em sua área de atuação pelo Chambers and Partners. Seguem com Torres os advogados Andrea Vainer e Rafael Del Dotore Saghi. Os três se unirão a Leandro Falavigna e Fernando Hideo Lacerda.


Fair play
Nomeado auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no último dia 7, o advogado Gustavo Teixeira foi relator de seis processos e participou de 11 julgamentos em seu primeiro dia na função. O advogado se diz um “apreciador do esporte” e afirma que sua atuação visa priorizar o fair play e a essência do esporte. “Espero que em 2013 possa participar ativamente das decisões do STJD”, diz.


Complexo cultural
A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou, no último dia 7, juntamente ao escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, um complexo dedicado à cultura, esporte e capacitação de jovens, a Estação da Juventude Machado Meyer, no Jardim Imbé. O espaço contou com o patrocínio do escritório em comemoração aos 40 anos celebrados este ano.


Bolsa musical
No próximo dia 20 de dezembro, o Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados entrega o Prêmio Ernani de Almeida Machado, a bolsistas da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. A premiação é uma parceria entre o escritório e a Santa Marcelina Cultura, organização responsável pela administração da Escola de Música do Estado de São Paulo. Será a primeira edição do prêmio, que faz parte da celebração de 40 anos do escritório. A premiação para o primeiro colocado é no valor de R$ 60 mil, o maior concedido até hoje a uma orquestra jovem, e deverá ser utilizado para aperfeiçoamento do bolsista premiado em uma instituição de ensino no exterior.


Catalisador da advocacia
A partir de agora o espaço na cobertura do prédio do Demarest e Almeida em Pinheiros, São Paulo, passa a se chamar Espaço Orlando Di Giacomo Filho, em homenagem ao advogado, morto em setembro, que atuou por 47 anos no escritório. Uma foto, o diploma e uma carta foram pendurados na parede do local, para lembrar a história do advogado que foi o primeiro presidente do Cesa.


Presença ilustre
O ex-ministro Delfim Netto foi à inauguração do auditório da Advocacia Sandoval Filho para falar sobre a conjuntura econômica nacional a um público formado por advogados, empresários e renomados professores. A banca completou 33 anos de atuação como foco na defesa do servidor público.


Reconhecimento publicado
O escritório Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados foi um dos destaques da edição 2013 do Chambers Latin America – Latin America’s Leading Lawyers for Business. Os sócios titulares e professores Sacha Calmon e Misabel Derzi abrem a lista de tributaristas da banca contemplados pelos rankings da publicação. Sacha Calmon ganhou menções como “senior statesmen” e “tax legal opinion” e Misabel Derzi como “tax” e “tax legal opinion”.


Contratos em livro
O advogado da área de Infraestrutura do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Rafael Domingos Faiardo Vanzella, lançará, nesta terça-feira (18/12), o livro O Contrato e os Direitos Reais. O lançamento será na Livraria da Vila, em Jardins, São Paulo, a partir das 19h. O público pode confirmar sua presença no site.


Biossimilares na Alemanha
O advogado Otto Licks, sócio do Licks Advogados proferiu palestra sobre biossimilares no Brasil, no II Fórum de Biossimilares 2012 — em Munique, na Alemanha. O advogado analisou como o forte crescimento econômico impulsiona as vendas na América Latina e o impacto das recentes mudanças na regulamentação para o mercado brasileiro.


PELAS SOCIEDADES
A banca Felsberg e Associados foi buscar reforços para a sua equipe de infraestrutura na Inglaterra. Caio L. de Queiroz chega para liderar essa área em São Paulo, além de assumir a coordenação do British Desk do escritório, depois de concluir mestrado e passar um período como associado estrangeiro no CMS Cameron McKenna LLP em Londres.

O advogado José Nantala Bádue Freire é o mais novo integrante da equipe da área cível da banca Peixoto & Cury Advogados. José Nantala é pós-graduado em Direito Europeu pela Universidade de Coimbra e mestrando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo e será responsável pelo atendimento na área de arbitragem, contencioso cível e contratos em geral.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!