Consultor Jurídico

Cinco desembargadores tomam posse no TJ de São Paulo

14 de dezembro de 2012, 11h02

Por Redação ConJur

imprimir

Cinco novos desembargadores tomaram posse no Tribunal de Justiça de São Paulo na quinta-feira (13/12). José Antonio Encinas Manfré, Luís Beethoven Giffoni Ferreira, Paulo Pastore Filho, Luís Fernando Baliero Lodi e Manoel Justino Bezerra Filho agora estão no topo da carreira da Justiça Estadual. Com as nomeações, o tribunal passa a ter 352 desembargadores.

Beethoven Giffoni e Encinas Manfré foram promovidos diretamente a desembargador. Paulo Pastore, Luís Fernando Lodi e Manoel Justino já estavam no tribunal como juízes substitutos em segundo grau. Pastore integrava a 17ª de Câmara de Direito Privado e Lodi, a 16ª, ambas parte da Subseção 2 de Direito Privado. Justino integrava a 35ª Câmara de Direito Privado, que faz parte da Subseção 3 do Direito Privado.

São três julgadores experientes. Pastore e Lodi são colegas de concurso e de convocação ao TJ. Ambos chegaram ao tribunal em 2007 e ingressaram na magistratura em 1986. Pastore estava desde 2008 na 17ª Câmara. Antes disso, trabalhou em Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mauá. Luís Fernando Lodi já passou pela 20ª e 37ª câmaras antes de ser removido à 16ª, onde ficou até a promoção. Já trabalhou em Mogi das Cruzes, Santo André e Pirassununga.

Manoel Justino é o mais experiente dos três, mas o que está a menos tempo na magistratura. Ingressou em 1987. É professor da graduação e da pós-graduação do Mackenzie e subcoordenador de professor de Direito Empresarial da pós-graduação da Escola Paulista de Magistratura (EPM). É autor de livros referência no tema, como Lei de Recuperação de Empresas e Falências comentada, que já esgotou cinco edições.

Encinas Manfré é, dos nomeados nesta quinta, o que está há mais tempo na carreira, desde 1985, quando foi nomeado juiz substituto em Araçatuba. Também já trabalhou em Paulo de Faria e em Pereira Barreto. Em 2011 foi eleito como efetivo para o Tribunal Regional Eleitoral para a vaga de juiz de direito. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.