Mesma língua

Presos no exterior são transferidos para ressocialização

Autor

14 de dezembro de 2012, 16h30

Dois brasileiros condenados e presos no México por tráfico de internacional de entorpecentes serão transferidos para o Brasil e cumprirão as penas em presídios brasileiros. Essa transferência aumenta  a possibilidade de ressocialização. Isso porque, na maioria das vezes, esses detentos não falam a língua do país onde receberam a condenação e não são assistidos pelos familiares.

O brasileiro Francisnar de Assis Ramos, desde 2002, cumpre pena de 13 anos e 9 meses. Ele será transferido para o Brasil no dia 20 de dezembro e cumprirá o restante da detenção em presídio brasileiro. Em janeiro, Romualdo Ferreira da Silva, condenado em 2003 à mesma pena também cumprirá o restante do tempo no Brasil. Por questões de segurança, as penitenciárias que receberão os detentos não serão divulgadas.

No primeiro semestre de 2012, a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ-MJ), por meio do Departamento de Estrangeiros da (DEEST), efetivou 11 transferências de brasileiros que estavam no exterior para cumprirem penas no Brasil e outras nove transferências passivas, para que estrangeiros fossem cumprir penas em nos países de origem.

O Departamento de Polícia Federal faz, nesta sexta-feira (14/12), uma transferência coletiva de 14 brasileiros reclusos em Portugal para cumprirem o restante da pena imposta pela Justiça portuguesa no Brasil. Eles chegam a Brasília nesta sexta-feira (14/12) e serão encaminhados aos respectivos estabelecimentos prisionais em que ficarão recolhidos. As informações sobre essa transferência são de responsabilidade da Polícia Federal. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!