Grã-cruz

Ministros do STF recebem homenagens no Congresso

Autor

13 de dezembro de 2012, 3h32

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Ayres Britto (aposentado) foram homenageados nesta quarta-feira (12/12) com a Ordem do Congresso Nacional, no grau de grã-cruz. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Congresso Nacional. 

Os ministros receberam a insígnia das mãos do presidente do Senado, José Sarney, enquanto que o diploma foi entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O ministro Cezar Peluso (aposentado) também foi agraciado, mas não pôde comparecer à cerimônia.

O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente da Suprema Corte, recebeu a Ordem do Congresso Nacional pelos feitos quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral, na condução das Eleições Gerais de 2010. 

Também pela condução dos trabalhos à frente da corte eleitoral, recebeu a insígnia a ministra Cármen Lúcia, atual presidente do TSE e que comandou as Eleições municipais deste ano. Já a homenagem prestada ao ministro Ayres Britto foi pela atuação durante sua gestão na Presidência do Supremo Tribunal Federal. 

O senador José Sarney explicou que a condecoração é fruto de uma escolha de consenso entre as lideranças partidárias. A Ordem do Congresso Nacional foi criada em 1972 pelo Decreto Legislativo 70/1972, pelo qual a classe grã-cruz é destinada a chefes de Estado, vice-presidentes ou presidentes dos supremos tribunais nacionais ou estrangeiros. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!