Consultor Jurídico

Grã-cruz

Ministros do STF recebem homenagens no Congresso

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Ayres Britto (aposentado) foram homenageados nesta quarta-feira (12/12) com a Ordem do Congresso Nacional, no grau de grã-cruz. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Congresso Nacional. 

Os ministros receberam a insígnia das mãos do presidente do Senado, José Sarney, enquanto que o diploma foi entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O ministro Cezar Peluso (aposentado) também foi agraciado, mas não pôde comparecer à cerimônia.

O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente da Suprema Corte, recebeu a Ordem do Congresso Nacional pelos feitos quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral, na condução das Eleições Gerais de 2010. 

Também pela condução dos trabalhos à frente da corte eleitoral, recebeu a insígnia a ministra Cármen Lúcia, atual presidente do TSE e que comandou as Eleições municipais deste ano. Já a homenagem prestada ao ministro Ayres Britto foi pela atuação durante sua gestão na Presidência do Supremo Tribunal Federal. 

O senador José Sarney explicou que a condecoração é fruto de uma escolha de consenso entre as lideranças partidárias. A Ordem do Congresso Nacional foi criada em 1972 pelo Decreto Legislativo 70/1972, pelo qual a classe grã-cruz é destinada a chefes de Estado, vice-presidentes ou presidentes dos supremos tribunais nacionais ou estrangeiros. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 13 de dezembro de 2012, 4h32

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.