Dados do governo

Crescem denúncias de violações aos direitos humanos

Autor

10 de dezembro de 2012, 17h56

De janeiro a novembro de 2012, foram feita 155.336 denúncias de violações contra os direitos humanos no Brasil. O número representa aumento de 77% ao mesmo período de 2011, quando foram contabilizadas 87.764 denúncias.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10/12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo serviço de denúncias.

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", explicou.

Ela destacou que o crescimento dos números não significa, necessariamente, aumento dos casos de violência no país, mas indica que as violações de direitos humanos não ficam mais invisíveis. "Isso comprova que o Brasil se importa e que qualquer pessoa que sofra uma situação desse tipo sabe que não é justo e que ela pode denunciar", acrescentou.

Desde maio de 2003, quando o serviço passou a ser operacionalizado pelo governo federal, o Disque 100 recebeu e encaminhou 396.693 denúncias em todo o país. Com informações da Agência Brasil

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!