Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Bravura Humana

Juiz é repreendido por elogiar coragem de assaltante

Por 

A ouvidoria dos juízes na Inglaterra repreendeu formalmente um juiz que elogiou a bravura de um assaltante. O juiz Peter Bowers ganhou as páginas dos jornais britânicos em setembro, depois de dizer que assaltar a casa de alguém requer uma dose grande de coragem. A reprimenda foi divulgada, na terça-feira (4/11), pelo Office for Judicial Complaints, a ouvidoria da Justiça inglesa.

A comissão considerou que os comentários de Peter Bowers prejudicaram a confiança da sociedade no sistema judicial. Ao julgar um dependente químico que admitiu ter roubado três casas e tentado roubar uma quarta, Bowers afirmou: “É preciso uma dose grande de coragem para assaltar a casa de alguém. Eu não teria essa coragem”. Um dia depois do julgamento, seus comentários foram divulgados pela imprensa e despertaram a ira de políticos e associações que defendem vítimas de crime.

O juiz Peter Bowers também rejeitou mandar o assaltante para a cadeia. Ao ler sua sentença, ele reconheceu que poderia ser ridicularizado, mas ponderou que pouco adiantaria deixar o assaltante cumprir pena atrás das grades. A punição aplicada foi de 200 horas de trabalho comunitário mais a obrigação de frequentar um centro de reabilitação para usuários de droga. O jovem também vai ficar um ano sem poder dirigir.

A ouvidoria da Justiça não puniu o juiz por sua sentença, mas apenas o repreendeu pelos comentários sobre a bravura do condenado. Peter Bowers continua exercendo normalmente sua função de juiz.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico na Europa.

Revista Consultor Jurídico, 6 de dezembro de 2012, 11h14

Comentários de leitores

1 comentário

Reação Exagerada

Raphael Luiz Piaia (Advogado Autônomo)

Coragem nem sempre é sinônimo de virtude, provavelmente foi nesse sentido que se manifestou o magistrado....

Comentários encerrados em 14/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.