Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novo endereço

Zavascki participa pela primeira vez de sessão do STF

O ministro Teori Albino Zavascki participou pela primeira vez, nesta terça-feira (4/12), de sessão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Ele foi empossado na última quinta-feira (29/11) na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Cezar Peluso.

Teori Zavascki nasceu no interior de Santa Catarina em 1948. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como advogado do Banco Central de 1976 a 1989, quando ingressou, pelo quinto constitucional da advocacia, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que presidiu.

Em 2003, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha sido indicado originalmente por Fernando Henrique Cardoso. Zavascki foi a escolha da presidente Dilma Rousseff para subsituir Cezar Peluso ainda em setembro.

De perfil técnico e respeitado pela doutrina criada nas áreas de Direito Administrativo e Tributário, o novo ministro é também conhecido por sua discrição e pelo rigor com que trata o devido rito processual. Zavascki é ainda autor das obras “Processo de Execução — Parte Geral”  e “Eficácia das Sentenças na Jurisdição Constitucional”, entre outras. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Revista Consultor Jurídico, 4 de dezembro de 2012, 20h10

Comentários de leitores

2 comentários

Estamos de olho

flavio (Outro)

Senhor ministro nos contamos com o seu patriotismo, dê um exemplo de civismo e de amor ao povo brasileiro,devem os velhos servir a juventude, respeitar as crianças e as mulheres ,fazer justiça aos homens, amparar os idosos;não tenha a soberba seja simples e objetivo,conciso,preciso e justo; se precisar falar muito lembre-se de Jesus que a todos envolvia.Seja sereno e assim logrará êxito e a admiração, no fim de seus dias lembre-se dessa missiva e a rasgue de sua lembrança.

Que Deus o abençoe.

Neli (Procurador do Município)

Gostava muito do ministro Teori no STJ:as decisões eram super fundamentadas.Uma grande escolha da presidente.

Comentários encerrados em 12/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.