Mídia Web

MP premia ConJur por reportagem sobre carreira de bois

Autor

4 de dezembro de 2012, 13h37

A revista eletrônica Consultor Jurídico foi a vencedora da edição 2012 do “Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, na categoria ‘‘Mídia Web’’, conforme anunciou nesta-terça-feira (4/11) a comissão julgadora, em Porto Alegre. A reportagem vencedora, veiculada no dia 21 de maio, tem como título “Justiça gaúcha proíbe carreira de boi cangado”.

O trabalho foi escrito pelo correspondente no Rio Grande do Sul, jornalista Jomar Martins. Ele abordou a ação ajuizada pelo MP para impedir as tradicionais carreiras de boi nos municípios de General Câmara e Vale Verde, no interior gaúcho.

Esta XIV edição do concurso examinou 52 trabalhos jornalísticos. Os profissionais vencedores receberão os prêmios em cerimônia na sede do Palácio do Ministério Público estadual, na Praça da Matriz, Centro da Capital, às 9h da manhã do dia 14 de dezembro. O prêmio tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Hotel Continental Canela.

Veja os vencedores de outras categorias:

Impressa
O primeiro lugar na categoria "Reportagem/Impressa" foi conquistado pela reportagem “Um presente para toda a vida”, do jornalista Adriano Duarte, publicada na edição conjunta de 24 e 25 de dezembro de 2011 no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul. A matéria conta a história de uma promotora de Justiça de Farroupilha que soube unir a rede de proteção da cidade para retirar crianças e adolescentes de situações de risco e alçá-las a uma posição mais digna com famílias mais estruturadas.

O segundo lugar foi obtido com a reportagem “Vale do Taquari responde por 93% das propriedades saneadas no Brasil”, de autoria do jornalista Ermilo Drews, publicada na edição de 26 de outubro deste ano no jornal O Informativo do Vale. Ele falou sobre o encontro de agricultor e promotor de Justiça que deu origem a um projeto-piloto voltado à sanidade animal, o qual serve de exemplo país afora.

Rádio
Na categoria "Reportagem/Rádio", venceu a reportagem “Cartel dos banheiros químicos”, de autoria do jornalista Cid Martins, veiculada dias 19 de março e 26 de abril deste ano na Rádio Gaúcha. Narrou um esquema de locação de três mil banheiros químicos que chegou a uma fraude de R$ 15 milhões.

Em segundo lugar, foi escolhida a reportagem “Operação Guarani”, de autoria do jornalista Jocimar Farina, veiculada em 2 de julho deste ano na Rádio Gaúcha. A reportagem apurou o favorecimento a uma empresa durante licitação para privatização de serviço de água e esgoto no município de São Luiz Gonzaga, nas Missões.

Televisão
Na categoria "Reportagem/TV", ganhou a reportagem “MP derruba cartel dos banheiros”, de autoria da jornalista Priscilla Casagrande, exibida nos dias 19 de março deste ano, na TV Record, que mostrou o trabalho do MP contra uma rede de empresas que superfaturavam contratos para instalação de banheiros em eventos.

O segundo lugar na categoria ficou com a reportagem “Crédito consignado a idosos é alvo de campanha do MP”, de autoria do jornalista Leandro Olegário, exibida nos dias 14 e 15 de novembro deste ano na TV Educativa. Trata de um alerta do MP sobre o perigo desses empréstimos no mercado.

Fotografia
Na categoria "Fotojornalismo", o vencedor foi o fotógrafo Jean Schwarz, do jornal Zero Hora, com o trabalho “Retrato do descontrole”, com fotos publicadas no dia 10 de julho deste ano, que mostram uma servidora da Assembleia Legislativa que costumava trabalhar só pela manhã e à tarde sair com seu cão na Praça da Matriz.

O segundo lugar foi conquistado com o trabalho “Depósito Humano”, de Jefferson Botega, publicado em 31 de agosto deste ano no jornal Zero Hora. As fotos mostram situações da Penitenciária Estadual de Charqueadas que levaram a Justiça proibir o ingresso de novos detentos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!