Decisão unilateral

Redução de horário dá direito a rescisão indireta

Autor

28 de agosto de 2012, 6h23

Uma professora de Direito que teve seu horário de trabalho reduzido pela faculdade em que lecionava conseguiu, na Justiça, que fosse reconhecida a rescisão indireta de seu contrato de trabalho. Isso porque, de acordo com a convenção coletiva dos professores universitários de São Paulo, a redução só pode ser feita se professor e faculdade aceitarem.

A Consolidação das Leis do Trabalho veda a redução contratual prejudicial ao empregado, mas, segundo Ricardo Marin, do escritório Espallargas, Gonzalez, Sampaio, Fidalgo Advogados, que atuou na defesa da professora, a previsão explícita na convenção coletiva trouxe certeza sobre a decisão.

No fim do ano letivo de 2011, quando voltou de licença-maternidade, a professora se apresentou para trabalhar, mas foi dito a ela que seu horário para o ano seguinte ainda não estava definido. Foi no início de 2012 que ela recebeu um e-mail afirmando que, em vez das habituais 14 horas semanais, passaria a lecionar oito horas por semana, uma redução de 35%.

Ao reclamar na faculdade, disseram que ela deveria falar com o reitor. Segundo a defesa da professora, ao falar com o chefe da faculdade, obteve a mesma resposta. Ela não aceitou, afirmando que não conseguiria assumir uma redução tão grande em seus rendimentos. A faculdade se negou a demiti-la sem justa causa, conforme previsto na convenção coletiva.

A norma coletiva é clara, diz a sentença da 21ª Vara do Trabalho de São Paulo, assinada pela juíza Sandra Regina Espósito de Castro: “Caso o professor não aceite a diminuição da carga horária, a mantenedora deverá manter a carga horária semanal existente ou proceder à rescisão do contrato de trabalho por demissão sem justa causa”.

A juíza lembra que a convenção prevê que a faculdade pode reduzir disciplinas, classes ou turmas de horários do professor em caso de alteração na estrutura curricular, mas que isso não ocorre.

A defesa da faculdade, porém, alegou que a professora abandonou o emprego, faltando injustificadamente no fim do ano letivo de 2011, entre o fim de sua licença maternidade e o início das férias. Testemunhas ouvidas, porém, não confirmaram a versão apresentada pela faculdade.

Além disso, foi mostrado que a faculdade não observou a antecedência mínima de 30 dias na proposta, como também prevê a convenção coletiva. "A testemunha ouvida afirmou que enviou o e-mail no final de janeiro (…) para o e-mail pessoal quando [a professora] possuía e-mail corporativo", diz a sentença.

Assim, a professora, que tinha média salarial de R$ 4 mil mensais, obteve o direito à rescisão indireta do contrato, nos termos do artigo 438 da CLT, devendo receber aviso prévio proporcional ao tempo de serviço; saldo salarial de seis dias de fevereiro de 2012 — uma vez que a data de demissão determinada foi 6 de fevereiro deste ano —; 1/12 de 13º salário proporcional; 6/12 de férias proporcionais — considerando-se o período aquisitivo e projeção do aviso prévio —; multa de 40% sobre o FGTS; salários da dispensa até 30 de junho de 2012, conforme previsão normativa — garantia semestral dos salários —; multa do artigo 477 da CLT; e aplicação do disposto no artigo 467 da CLT.

Processo 0000316-51.2012.5.02.0021

Clique aqui para ler a sentença.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!