21 capítulos

Approbato lança livro sobre história da ESA de SP

Autor

27 de agosto de 2012, 18h17

A Escola. Este é o nome do livro com a história da Escola Superior da Advocacia (ESA) de São Paulo. A obra foi entregue, durante sessão do Conselho Seccional da OAB-SP, pelo conselheiro federal emérito e diretor da ESA de São Paulo, Rubens Approbato Machado, ao presidente em exercício da OAB paulista, Marcos da Costa, e aos diretores e aos conselheiros seccionais. A ESA foi fundada por Approbato, em 1998, quando exercia a presidência da seccional paulista.

“O objetivo de criação da ESA-SP foi dar aos advogados condições de melhorar profissionalmente com estudos, pois muitos saem da faculdade, passam no Exame de Ordem e não têm experiência na advocacia. Dessa forma, a ESA busca dar sustentação ao nível intelectual, aprimorar o conhecimento do advogado”, explica Rubens Approbato Machado, que deu muitos autógrafos aos conselheiros nesta segunda-feira (27/8). Ele  lembrou  a seriedade do trabalho da ESA, que  hoje tem repercussão nacional e internacional.

Marcos da Costa lembrou que ingressou na OAB-SP pelas mãos de Rubens Approbato e destacou o trabalho importantíssimo desenvolvido pela ESA na capacitação dos advogados paulistas por meio de cursos presenciais e também por meio da educação a distância, que ampliou seu raio de ação. Costa destacou, ainda, o trabalho feito pelos conselheiros e integrantes  da ESA, Ana Carla Agazzi (vice-diretora) e Estevão Mallet (membro do Conselho Curador).

Ivette Senise Ferreira, presidente da IASP, saudou Approbato como “ícone da advocacia brasileira”. Destacou que além de colegas desde os bancos escolares, ambos batalharam em torno dos mesmos objetivos. “Depois de ocupar os mais altos postos da advocacia brasileira, também tendo sido presidente do Instituto; depois de uma brilhante carreira na advocacia, ele revolveu se dedicar a uma tarefa de preparação da juventude, dos novos advogados e também dos mais antigos, assumindo a direção da ESA, e vem realizando um excelente trabalho de preparar os advogados para que com mais competência possam cumprir sua missão”, disse.

O secretário-geral da OAB-SP, Braz Martins Neto, afirmou Approbato é sinônimo da advocacia. “A passagem de Rubens Approbato Machado pela advocacia não terminará nunca, porque os advogados sempre o terão como referência”, ressaltou. Depois da entrega do livro ao Conselho Federal e ao Conselho Seccional Paulista, Approbato fará entrega no próximo dia 10 de setembro, em Belo Horizonte, a todas as ESAs do Brasil, que estarão presentes no evento, além das Seccionais dos Estados e Subsecções de São Paulo.

A obra tem 21 capítulos e foi elaborada por funcionários da ESA, que conta com 89 núcleos e mais de 7 mil alunos por ano. Também compuseram a mesa de trabalhos do Conselho durante o lançamento do livro a secretária-geral adjunta, Clemencia Beatriz Wolthers; o diretor-tesoureiro, José Maria Dias Neto e a diretora adjunta Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!