Consultor Jurídico

Notícias

AP 470

Advogados contestam rito de julgamento do mensalão

Comentários de leitores

13 comentários

Do que estão reclamando ?

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Os defensores devem dividir a honorária com o Min. Lewandowisk. Afinal o empenho desse amigo do Lula, em favor da 'corja' processada é digno de nota. Ele entende bem a linguagem do PT e a expectativa de Lula. Chupa... Ministro, Chupa !

PENA

MARCELO-ADV-SE (Advogado Associado a Escritório)

É uma pena ver um processo ser julgado apulso e com tanto sacrifício ao devido processo legal e demais franquias constitucionais, mormente da imparcialidade, e o pior, ver isso comemorado de forma tão ardente.
Queria mesmo ver os culpados desse processo serem condenados, mas depois de um julgamento sereno, meditado, discreto; esse teatro midiático pode até estar agradando a opinião pública e a imprensa, mas banaliza a maior Corte da República, aquela de onde deveria advir o exemplo.

Sem "amém"!, Mas sem Penitência também?

Richard Smith (Consultor)

.
Acho que o fulcro do assunto é: o "fatiamento" é legal ou não?
.
Melhor considerando: ele afronta ou não o RISTF? Mais ainda: ele torna o E.STF num "Tribunal de Exceção", "violentando os direitos dos réus", como argumentado?!
.
Se nada disto, convém lembrarmo-nos de alguns incisos tão "esquecidos" do art. 17 do CPC e das penas a que se sujeitam os réus e seus causídicos, inclusive, segundo o mais moderno entendimento, bem como o art.442 c/c com o art.113 do novel Código Civil.
.
Tramita inclusive projeto de lei que cria extensões semelhantes aos arts.114 a 118 do CPC para o CPP, ora em trâmite pelo COngresso.
.
Como também e formalmente, é defeso ao advogado mentir em favor do seu cliente, deduzir pretensão absurda ou irresignar-se contra a lei ou contra fato incontroverso, se julgada improcedente a grita levantada, deveriam ser punidos os defensores que firmaram em conjunto a referida peça "publicitária".
.
Ou não? Estamos falando de pobrezinhos vítimas do arbítrio do Estado ou de evidentes e contumazes violadores da lei para propósitos incofessáveis em julgamento perante a mais superior e honrada Corte do País?
.
A história responderá...
.
.

Acalmem-se todos, por favor

Richard Smith (Consultor)

.
O antevidente Min. Lewandowski, que deve falar hoje, certamente terá, para submeter ao plenário, um pequeno voto em torno de umas 198 páginas, acerca do assunto!
.

Teratologias

JrC (Advogado Autônomo - Civil)

Dou risada com alguns comentários.
.
Um disse que os advogados querem se impor. Percebe-se que esse comentarista nada entende sobre Direito. Não existe hierarquia alguma entre juízes (desemb. e ministros), advogados e promotores.
.
Toda a decisão é discutível, no sentido de arguição de questões e fundamentos que se considera relevantes ao julgamento. Aliás, esse é o papel do advogado.

Deixemos Rui Barbosa "falar".... Oração perante o STF

Bleinat AP (Advogado Autônomo - Tributária)

"Quisesse eu levantar escarcéus políticos, e não me dirigiria ao remanso deste tribunal, a este recanto de paz, abrigado contra todos os ventos, a esta enseada, a cuja beira vêm morrer as marulhadas do oceano,que brame lá fora. Aqui não podem entrar as paixões, que tumultuam na alma humana; porque este lugar é o refúgio da Justiça.
A Justiça é a minha ambição, senhores juízes: a Justiça, para a qual se voltam os interesses contemporâneos, mas que deve cobrir igualmente as gerações futuras, ou entregá-las indefesas às intempéries da força, se lhe faltar, de vossa parte, a proteção de um aresto reparador.
Meu único pensamento é arrancar às misérias de uma situação inconstitucional,cidadãos inculpados; e, se eles têm culpa, entregá-los, aos tribunais".
Pensamentos e Ação pag. 131 - Rui Barbosa
Este é o objetivo maior da Corte Suprema: a Justiça, deixando a mídia para a mídia, a política para a política, pois se assim não for, esta respeitabilíssima Instituição se tornará num futuro próximo num talk Show (Tipo Jô Soares) ou num BBB ou algo do gênero.

Advogado não pode dizer amém!

Martins (Advogado Autônomo)

Corretíssima a posição dos colegas Advogados signatários da petição, pois no Brasil, por ora, o STF é o guardião da Constituição, e não esta guardiã daquele. Se a Lei Maior foi ferida, no entender dos ilustres Advogados, cabe imediata correção. Por outro lado, a interpretação das normas, longe de se configurar procrastinação, também é um dever do Advogado que zela pela defesa de seu constituinte. Convém lembrar, ademais, que de acordo com o art. 2º, § 2º do Estatuto da Advocacia, “No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público.”

Supressão de instância

Le Roy Soleil (Outros)

Recorrer diretamente ao Papa seria supressão de instância. Antes dele tem o Bispo ...

Revolta dos advogados dos réus do mensalão

Jose Antonio Dias (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Sugestão aos ilustres advogados, caso seja indeferida sua petição: Agravem para o Papa...

Campanha: Vamos atrasar o Mensalão!!!

Ricardo (Outros)

A campanha vamos atrasar o Mensalão segue de vento em popa. O STF já decidiu a questão do voto fatiado, mas, para ganhar tempo, os advogados vão reapresentá-la. É o típico exercício do jus sperniandi, levado ao extremo.

Adendo...

Richard Smith (Consultor)

.
"Lastimowski", diria eu...

Coitada desta tribo de inocentes maltratados!

Richard Smith (Consultor)

.
O célere e hercúleo esforço que vem sido feito (e está sendo, claramente e nos bastidores também!) é evitar que a sentença saia até as eleições municipais e, principalmente, evitar o voto do Min. Peluso e reduzir o plenário a "10", hipótese na qual poderia haver embate e voto de Minerva da Presidência (CrenDeusPai!).
.
O "fatiamento", não previsto no RISTF (e nem proibido, frise-se bem!) pode garantir a leitura da sentença no concernente aos "testilhas" da quadrilha e deixar para segundo plano, ou seja para o final, a dos "bagrinhos"! E é isto, justamente o que a putada, digo, os interessados, menos querem!
.
Estaria errado, eu?! Sendo "direitista", "fascista" "vejista" ou algum outro "ista"?! è o maior e mais importante julgamento da História do Brasil e norteará, para o bem ou para o mal o futuro de nossa Nação!
.
O "fatiamento", se não para o mal, ou seja, justamente para o contrário, pode ter sido uma brilhante manobra do Min. Barbosa contra, hum, "jeitinhos" adrede preparados para retardarem o processo. Viva, pois, se isto!
.
JUSTIÇA, real e efetiva, é só isto que se pede, mais nada!...

Lamentável

Olho clínico (Outros)

Ou é do jeito que os advogados querem, ou está tudo errado, fere isso, fere aquilo. Os advogados precisam respeitar a mais alta corte do Brasil! Querem se impor a todo o tempo e se julgam donos da justiça brasileira! Lastimável.

Comentar

Comentários encerrados em 28/08/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.