
Publicação, na internet, de obra de Millôr pela Veja não viola direitos

“Os usuários da rede mundial folheiam as revistas [em formato digital] da mesma forma como foram
impressas nas edições postas em circulação. Ou seja, não se trata de outras obras (…), mas das mesmas
pelas quais o autor foi pago para produzir seus trabalhos”. Com essa justificativa, o juiz Rodrigo Garcia
Martinez, da 29ª Vara Cível de São Paulo, considerou improcedente a ação indenizatória que Millôr
Fernandes — morto em março — movia contra a Editora Abril e o Bradesco S/A. A Abril foi
representada pelo advogado Alexandre Fidalgo, do escritório Espallargas, Gonzalez, Sampaio, Fidalgo
Associados.

Millôr, sucedido no processo por seu espólio, sustenta que a publicação de suas criações na internet, a
partir do projeto “Acervo Digital Veja 40 Anos” — que disponibilizou o acervo da revista desde sua
primeira edição — viola direitos autorais, uma vez que não têm a autorização do autor. O espólio pleiteia
indenização e incluiu o Bradesco no polo passivo por ter patrocinado o projeto.

No entanto, para o juiz do caso, tornar acessível todos os conteúdos da publicação “denota relevante
interesse social”. Ele lembrou a tese do jurista Eduardo Vieira Manso, segundo a qual quando estão “de
um lado, o autor, cujo trabalho pessoal e criativo deve ser protegido e recompensado, de outro, a
sociedade, que lhe forneceu a matéria-prima da obra”. O autor, como membro da sociedade, “não pode
opor-lhe seu interesse pessoal, em detrimento do interesse superior da cultura”, sentenciou Martinez.

O juiz afirmou que os periódicos são obras coletivas e foram simplesmente digitalizados. Dessa forma, a
autoria cabe à pessoa física ou jurídica organizadora, sendo que os colaboradores já foram pagos por
elas. “Ademais, a parte autora não detém com exclusividade as matérias, fotos, artigos, ilustrações etc.
que compõem cada uma das revistas digitalizadas, as quais, na verdade, foram criadas e elaboradas por
um conjunto de profissionais contratados e remunerados por esta ré.”

Quanto à responsabilidade do banco, Martinez ressaltou que ele foi mero patrocinador do produto. “Ou
seja, não deu causa a qualquer fato narrado na inicial, limitando-se a disponibilizar certa quantia em
dinheiro para a editora, em troca apenas da imagem”. O juiz, no entanto, não avaliou se o autor teria
direito a uma participação sobre possível ganho da editora com a republicação.

Com base nessa argumentação, o juiz Rodrigo Martinez julgou os pedidos improcedentes e condenou os
autores às custas, despesas processuais e honorários advocatícios, fixados em 20% do valor da causa,
estipulada em R$ 500 mil. Cabe recurso.

*Texto alterado às 12h30 da terça-feira (21/8) para correção de informações. Ao contrário do que dizia 
a notícia, a decisão é uma sentença do juiz Rodrigo Garcia Martinez, da 29ª Vara Cível de São Paulo, 
em primeira instância. Não é um acórdão da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de 
São Paulo. 

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 17/08/2012

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/millor-veja.pdf


O valor da causa é de R$ 500 mil, e não R$ 25 mil, como dizia a reportagem. O número do processo é 
583.00.2009.214684-0. A ConJur agradece o advogado José Carlos Costa Netto, representante do 
espólio de Millôr Fernandes, pelas correções.

Clique aqui para ler a decisão. 

Date Created
17/08/2012

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image found

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 17/08/2012

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/millor-veja-1.pdf

