Informe Fadesp

Sayeg e Eduardo Arruda Alvim apresentam Maristela Basso

Autor

16 de agosto de 2012, 13h35

As informações e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade dos autores e não necessariamente correspondem às posições da Consultor Jurídico.

Divulgação
Maristela Basso tem uma carreira de sucesso como advogada que só rivaliza com o papel por ela desempenhado na construção do espaço da mulher na sociedade.

Inscrita desde 1983 na OAB-RS, OAB-SP, OAB-RJ e OAB-DF, possui experiência nos Estados Unidos, Itália, México e Alemanha. Em São Paulo foi consultora de Luiz Olavo Baptista Advogados e sócia de Tozzini-Freire Advogados. É sócia fundadora do escritório Maristela Basso – Advogados, onde advoga atualmente. Com uma sólida formação, a professora Maristela Basso é doutora em Direito Internacional (Ph.D) e livre-docente (Pós-Doutora-Post-Ph.D) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo.

Como professora tem inspirado alunos, principalmente mulheres, a buscar uma formação capaz de posicioná-los no mundo forense. Sua figura determinada, amenizada pela delicadeza e humanidade com que trata as mais diversas situações, a coloca como uma figura de destaque na mídia, sendo constantemente solicitada a traduzir em linguagem usual os mais intricados assuntos jurídicos.

Professora livre-docente de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco), ministra as disciplinas de Direito Internacional Privado, Direito do Comércio Internacional e Contratos Internacionais, e é responsável pela disciplina que criou e introduziu no currículo acadêmico "Fundamentos do Direito Internacional da Propriedade Intelectual".

Maristela Basso também é Professora/Tutora da Academia Mundial da Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI, Genebra. Membro Maior da Inter-American Bar Association, da The American Society of International Law, do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, da International Law Association.

Integra a lista de árbitros brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do MERCOSUL, no qual foi a primeira mulher nomeada que atuou como árbitra, e faz parte da lista de painelistas especialistas em propriedade intelectual do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio – OMC. Integra também várias instituições e câmaras arbitrais no Brasil e no exterior, dentre elas o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Brasil-Canadá (CAM/CCBC), onde também exerce o cargo de vice-presidente.

É também especialista em Estudos da Integração Europeia com título conferido pela Comissão Europeia e Colégio do México. Professora-visitante convidada em Universidades na Itália, Estados Unidos, México e no The Max Planck Institute for Intellectual Property, Competition and Tax Law, em Munique, Alemanha.

Escritora com mais de 20 livros publicados, alguns já na terceira edição, e dezenas de artigos, é uma das advogadas mais requisitas para conferências nos principais congressos e seminários de Direito Internacional e Comparado no Brasil e no exterior. Tem sido nos últimos anos uma das mais destacadas interlocutoras femininas do Brasil a discutir os mais polêmicos temas da atualidade internacional em foros nacionais, regionais e internacionais.

Para orgulho das advogadas brasileiras, dentre outras láureas, Maristela Basso tem seu nome como referência no Who’s Who in the World, 2008, 2009,2010,2011 e 2012, no Outstanding Intellectuals of the 21st Century 2008 e 2009 e no Great lives on the 21st Century" – 2008 e no The Cambridge Blue Book – 2008/09.

Recentemente recebeu do American Biographical Institute a "Golden Medal – 2010 – VFor Her Passion, Courage, Commitment, Success, Excellence, Virtue, Spirit".

Mesmo com tão ampla carreira e intensa atividade, Maristela Basso traz para a nossa chapa um componente de delicadeza e bom gosto, sempre presentes nas menores atitudes, mas de forma tão natural como se fosse intrínseca na formação da mulher.

Maristela Basso, para nosso orgulho, integra a nossa chapa e vai trabalhar conosco para transformar a OAB em um espaço mais democrático, transparente, ativo, justo e representativo da sociedade brasileira.

São Paulo, 05 de agosto de 2012
Ricardo Sayeg e Eduardo Arruda Alvim

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!