Consultor Jurídico

Notícias

Rastreamento de frota

"Instalação de chips em veículos é inconstitucional"

Comentários de leitores

4 comentários

Falta Pouco para a Marca da Besta

Manuel N. Santos Neto (Outros)

Falta muito pouco para que o estado queira obrigar cidadãos e terem um nanogrão eletrônico enfiado em algum lugar.
Para delinquentes eles não fazem tal proposta de quebrar a privacidade e controlar o direito de ir e vir sem ser vigiado.
Nova era, nova ordem econômica mundial!
Pior é que no meio das elites corrompidas já existem alguns filhotes de corruptos que têm um chip inserido, por medo de sequestro.
Mais contundência OAB !

Responder

Segurança, bom senso e moderação:

BILLYLON (Prestador de Serviço)

Com a devida vênia e, respeito máximo pela OAB-RJ. Porventura, tratando-se de ação de inconstitucionalidade a – disposição de chips a partir do ano que vem – nas placas dos veículos. Penso ser, melhor o rastreio veicular obrigatório. Certo, que já temos a nossa "intimidade" quase que violada por diversas câmeras de monitoramento; em contrapartida, ambas as medidas são vertentes de uma, excelente, medida de segurança e prevenção, assim sendo, com moderação – não percebo, qualquer esfinge.

Responder

como se houvesse tecnologia para tal...

Celsopin (Economista)

nenhum dos testes neste sentido que foram feitos em países mais desenvolvidos foi bem sucedido...
Mais uma vez o Brasil tornando alguém milionário com algo inútil.
faz lembrar as furadas urnas eletrônicas que não garantem o sigilo do voto e nem a própria votação...
e não permitem a recontagem dos votos!

Responder

Vigilância total e liberdade Zero!

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Aos poucos o «estado de direito» pós-moderno vai se insinuando e recolhendo cada vez uma parcela maior da liberdade dos indivíduos. O pretexto é sempre o mesmo: a segurança pública. Ou seja, o Estado impõe ao indivíduo uma troca de boa parte, se não de quase toda a liberdade decorrente das conquistas com eliminação do estado absolutista (em que o príncipe também fundava suas ações e ordens na consecução do bem geral), por uma promessa de maior segurança e melhor serviços públicos. Assim, encobre o verdadeiro motivo: a vigilância para manutenção do poder de opressão responsável pelo sucesso da dominação dos indivíduos pelo Estado, ou melhor, pelas pessoas que encarnam as funções do Estado.
.
Começaram banalizando a intimidade com os famigerados e odiosos «reality shows», como os BBBs da vida e semelhantes. Agora vem o chip veicular. Não tarda e cada ser humano receberá um chip tão logo venha à luz, que será implantado sob a pele, de modo que cada ser será rastreado pela rede de satélites onde quer que esteja. Depois, vão impor a instalação de câmeras nas residências, até que tudo e todos estejam sob um rígido controle e vigilância. O Planeta tornar-se-á como uma ilha prisão (Alcatraz, para quem assistiu o filme), de onde não se pode partir ou escapar. A servidão humana ganhará foros de sofisticação jamais vistos, e seremos todos dominados.
.
Qualquer semelhança com o filme «‘V’ de Vingança» será mera coincidência.
.
(a) Sérgio Niemeyer
Advogado – Mestre em Direito pela USP – sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br

Responder



Comentar

Comentários encerrados em 21/08/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.