Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Competitividade econômica

Seminário discute papel da propriedade intelectual

Empresários e especialistas em propriedade intelectual de diversos países se reunirão, neste mês, para discutir o papel da área na competitividade econômica. A 32ª edição do Congresso Internacional da Propriedade Intelectual ocorre entre os dias 26 e 28 de agosto, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo. 

A abertura está marcada para o domingo (26/8), às 17h30. Durante o evento, a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), responsável pela organização e promoção do seminário, assinará com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) convênio para a criação de uma Câmara de Arbitragem, voltada para a dissolução de disputas envolvendo nomes de domínio na internet.

O presidente da ABPI, Luiz Henrique do Amaral, destaca que o congresso ressalta a importância de as empresas agregarem valor a seus produtos para elevar sua competitividade. “O desafio no Brasil é estabelecer um ambiente mais vantajoso para se criar e inovar do que para copiar”, diz. “Em vez de competirmos com a China, Indonésia e Vietnã, devemos disputar mercado nesta faixa intermediária entre os produtos de baixa qualidade e preço e os top de linha, onde temos plena capacidade de competição.”

No evento, serão debatidos temas como segurança jurídica para o investimento em inovação; a atividade inventiva na indústria de tecnologia; efeitos práticos da Lei Geral da Copa; mediação e arbitragem em propriedade intelectual; concorrência desleal; pirataria; direito autoral; e conteúdos eletrônicos e biotecnologia.

Os painéis contarão com a participação de representantes da Pepsico, Philip Morris, NIC.br, Volkswagen, Baker Hughes, Sanofi-Aventis Farmacêutica, Embraer, Whirlpool, Bosch, Natura, MercadoLivre, Google, Warner, Monsanto, Embrapa, Coca-Cola, Organizações Globo e a ESPN. Antes do congresso, haverá um pré-evento com workshops de alguns comitês organizados.

Entre os palestrantes estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sidnei Beneti; os desembargadores Francisco Loureiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Liliane Roriz, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, Carlos Eduardo Calmanovici; o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Jorge Ávila; a vice-presidente da Business Software Aliance, Jodie Kelley; e os presidentes do  Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, Roberto Abdenur, da Asociación Interamericana de la Propriedad Intelectual, Fernando Triana, e do American Intellectual Property Law Association, William G. Barber.

Serviço
Data:
26, 27 e 28 de agosto
Local:
Sheraton WTC Hotel — Avenida das Nações Unidas, 12559 — São Paulo
Mais informações:
Pelo telefone (21) 2507-6407.

Revista Consultor Jurídico, 13 de agosto de 2012, 13h56

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/08/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.