Consultor Jurídico

Comentários de leitores

100 comentários

eja um bom sofista ou um cínico se preferir...

edson reis (Bancário)

Acredito que o nobre amigo na era fernando henrique cardoso foi generosamente beneficiado de alguma forma pois eu nao consigo acreditar no que diz. Primeiro porque vi o Parque industrial de SP cair por terra. as industrias automobilisticas tiveram que dar ferias coletivas 2 ou 3 vezes ao ano para nao fechar, nao se vendia nada para o exterior.Internamente tambem nao se comprava carros porque subia todo dia. como o combustivel, talvez o amigo nao saiba que o gas de cozinha foi o que mais Fernando Henrique aumentou, justamente porque a classe pobre ´era quem mais usava. voce veja que nos ultimos 10 anos esses governos nao chegaram a dar a metade dos aumentos que FHC deu,tanto no combustivel, como no gas de cozinha. Mais se estivessemos sob o dominio do FMI eles ditariam regras aqui e o governo tinha que fazer, entao Lula tratou de se desvincular logo deles. O senhor como gerente de escritorio de advocacia, deve se lembrar que no periodo FHC tivemos um racionamento de energia e ainda tivemos que pagar mais caro pelo que nao consumimos porque a empresa alegou ter prejuizo, e nós com isso. foi-se ao supremo e se perdeu a açao justamente porque la estava todos para fazer a vontade do governo FHC. Quem diz que Lula herdou o país a banca rota foram revistas especializadas americanas e inglesas.nao fui eu, esse pobre coitado aqui. nao foram tambem nenhum jurista brasileiro. Por outro lado é so o senhor pegar as revistas veja do periodo FHC que voce vai ver a veja metendo o pau no governo de FHC, muitos ministros cairam so que nunca se teve cpi ou algume foi preso cassado, etc. A veja so parou depois que FHC deu um predio do governo para ela se instalar e ele é claro passou para o outro lado. Me deculpe

continuaçao

edson reis (Bancário)

Segundo o site do STJ, a TV Globo argumentou que os atos cometidos por Roberto Marinho (procurações falsificadas, contrato nulo de compra e venda, e “montagem” de assembleias gerais extraordinárias) NÃO FERIRAM A LEI, alegando que “os mandatos outorgados a Oswaldo Junqueira Ortiz Monteiro (pelos acionistas parentes e falecidos Hernani Junqueira, Manoel Vicente da Costa e Manoel Bento da Costa) foram em causa própria e, por isso, não se extinguem com a morte das partes”.
Essa tese foi aceita pelo ministro-relator e demais ministros julgadores, tendo então ficado definida a validade do seguinte recibo que teria sido firmado por Oswaldo J. O. Monteiro, em 5 de dezembro de 1964, em favor do comprador da emissora:
“RECIBO – Recebi do Dr. Roberto Marinho em moeda corrente que contei e achei exata, a importância de sessenta mil, trezentos e noventa e seis cruzeiros, pela cessão do total de 15.099 (quinze mil e noventa e nove) ações do capital inicial da Rádio Televisão Paulista S/A, do valor nominal de hum mil cruzeiros cada uma, relativamente aos meus substabelecimentos, na pessoa do mesmo, em 10/06/1962 de procuração de Hernani Junqueira Ortiz Monteiro cobrindo 5.000 (cinco mil) ações; nesta data, de procuração de Manoel Vicente da Costa cobrindo 2.700

continuaçao

edson reis (Bancário)

duas mil e setecentas) ações e de Manoel Bento da Costa cobrindo 2.000 (duas mil) ações, e finalmente, de procuração por mim outorgada ao mesmo nesta data, cobrindo 5.399 (cinco mil trezentos e noventa e nove) ações, para cumprimento final de acordos com Victor Costa Petraglia Geraldine ou sucessores. São Paulo, 5 de dezembro de 1964”.
Caramba. No volumoso processo, depois de ter ficado claro que as procurações tinham sido falsificadas, pois eram das décadas de 50 e 60, mas já traziam número de CIC (CPF), controle só criado na década de 70, e depois que a própria TV Globo ter admitido que não comprou de Oswaldo Junqueira Ortiz Monteiro a TV Paulista, mas sim de Victor Costa Petraglia Geraldine Jr, que recebeu o equivalente a 2 MILHÕES DE DÓLARES (para vender o que não lhe pertencia, pois jamais tivera uma só ação da empresa), o relatou diz que não foi assim.
O excelso ministro Noronha, portanto, foi mais realista do que o rei, perdão, do que o próprio Roberto Marinho, que estava vivo, e muito vivo, quando a ação judicial se iniciou. Nos autos deste processo, repita-se, registre-se, ressalte-se, A GLOBO CONFESSOU QUE NÃO COMPROU A EMISSORA MEDIANTE RECIBOS E PROCURAÇÕES.

continuaçao

edson reis (Bancário)

O excelso ministro Noronha, portanto, foi mais realista do que o rei, perdão, do que o próprio Roberto Marinho, que estava vivo, e muito vivo, quando a ação judicial se iniciou. Nos autos deste processo, repita-se, registre-se, ressalte-se, A GLOBO CONFESSOU QUE NÃO COMPROU A EMISSORA MEDIANTE RECIBOS E PROCURAÇÕES.
Mas agora, no STJ, é Sua Exa. o relator João Otávio de Noronha (nunca foi juiz, entrou no tribunal pelo chamado quinto constitucional) que muda tudo e diz que o negócio não foi como a própria Globo diz ter acontecido, mas sim como ele prefere, mediante os recibos e procurações. Por quê?
Ora, Dr. Noronha saiu por esta “vereda da salvação” porque há no processo uma perícia irreal, leviana e despudorada, que alega serem os documentos válidos. Essa perícia, totalmente comprometida com os interesses de Marinho e da TV Globo, não levou em consideração nenhuma da fraudes insanáveis contidas nos documentos: 1 – Nenhum dos papéis exibidos à Justiça pela Globo são originais, tratava-se de cópias, e qualquer estudante de Direito sabe que não se pode declarar a validade de cópias, sem confronto com original. 2 – Muitos documentos, sequer tinham assinaturas e datas. 3

continuaçao

edson reis (Bancário)

Assim, primeiro comprou por 2 milhões de dólares, alguns dias depois comprou de novo por 35 dólares. Se esta estória fosse contada a uma criança, ela não acreditaria. Mas os doutos e sábios “ministros” do STJ acham isso possível. Escrevem essas conclusões num acórdão e assinam embaixo. São juízes de muita coragem, não há dúvida.
Pois bem, vamos continuar no raciocínio que existe nos autos, está tudo lá, basta ter vontade de saber o que aconteceu. Os quatro “ministros” não perceberam uma TENEBROSA CONTRADIÇÃO. Se Roberto Marinho já tinha comprado essas 15.099 ações DUAS VEZES, nos dias 9 de novembro e 5 de dezembro de 1964, porque na Assembléia Geral Extraordinária, convocada por Victor Costa Junior para 10 de fevereiro de 1965, Marinho participou apenas na condição de “pretendente a subscritor do aumento de capital” e não como acionista controlador. Respondam, se puderem.
Nessa nebulosa transação conduzida pessoalmente por Roberto Marinho, NÃO EXISTE UM SÓ ATO REGULAR, LEGAL, LEGÍTIMO, é tudo fraude, farsa, manipulação grotesca e amadora, incluindo dissimuladas e ardilosas manobras de bastidores, como a convocação dessa Assembleia Geral Extraordinária por meio DE UM ANÚNCIO DE APENAS SEIS CENTÍMETROS, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, que ninguém viu ou leu.

continuaçao

edson reis (Bancário)

Há notícia, nos referidos autos, de uma Assembléia Geral Extraordinária, em 10 de fevereiro de 1965, para deliberação do aumento do capital social. Consta da Ata da Assembléia, que Roberto Marinho (não sendo oficialmente acionista) subscreveu o referido aumento, havendo registro de que ninguém mais se interessou em fazê-lo. Consta do documento que Armando Piovesan teria procuração para representar Oswaldo Junqueira Ortiz Monteiro, Hernani Junqueira Ortiz Monteiro, Clélio Marmo e Manoel Bento da Costa. Para os demais acionistas minoritários, possuidores de 48% do capital social, não há registro de que teriam participado da Assembléia ou de que foram representados.
Ocorre que Armando não poderia ter representado Hernani, porque este, à época dos fatos (10/02/65), já havia falecido (23/06/62). Este fato, também fez com que a procuração outorgada a Oswaldo tivesse perdido a validade.
Frisa-se que se o ato da transferência das ações, datado de 05/12/64, tivesse realmente ocorrido, Armando não precisaria agir em nome dos acionistas primitivos porque as ações já pertenceriam a Roberto Marinho”.

continuaçao

edson reis (Bancário)

E mais: nos autos há uma procuração pessoal de Oswaldo Junqueira em favor de Roberto Marinho e também datada de 5 de dezembro de 1964, transferindo-lhe as suas 5.399 ações pessoais, o que mais complica a participação de Armando Piovesan na AGE de 10 de fevereiro de 1965, como procurador dos acionistas majoritários mortos e de Oswaldo, que antes disso (SEGUNDO O STJ) já teria outorgado plenos poderes a Roberto Marinho.
***
PS – Como vimos, ao Ministério Público Federal não passou despercebida a TENEBROSA CONTRADIÇÃO levantada nos autos e agora explicitada aqui. Porém, nenhum dos “ministros” do STJ percebeu nada.
PS2 – Portanto, se não há mais juízes em Berlim, perdão, em Brasília, sabemos que, pelo menos, há juristas no Ministério Público Federal, por onde, queiram ou não, essa questão acabará passando, mesmo que seja por ação civil pública sobre a concessão irregular da emissora.

Site do STJ: “é válida a compra das ações da TV Globo realiz

edson reis (Bancário)

SPS4 – Se, como decidiu o STJ, “é válida a compra das ações da TV Globo realizada nas décadas de 60 e 70”, com documentos anacrônicos, segundo o Instituto Del Picchia de Documentoscopia, por que Roberto Marinho, Victor Costa Junior e Armando Piovesan, ignoraram esse direito e promoveram uma Assembleia totalmente viciada?
PS5 – Os advogados da Globo, ao contrário do que se pensa, saíram apreensivos do julgamento no STF. A versão considerada como “ato jurídico perfeito” pelos “ministros” na verdade é prejudicial á TV Globo, porque a concessão foi outorgada a Roberto Marinho mediante o contrato (sem valor) com Victor Costa Jr, e não houve anexação de nenhum recibo assinado por Ortiz Monteiro.
PS6 – Ainda há um longo caminho jurídico a percorrer, já que o “acórdão” do STJ, sem dúvida, sairá repleto de inconstitucionalidades, a começar pela mudança de AÇÃO DECLARATÓRIA para AÇÃO ANULATÓRIA.
PS6 – É uma novela eletrizante. Aguardem os próximos capítulos, perdão, comentários. E já que a decisão do STJ deu realce especial ao trabalho da perita, que validou os documentos tidos como falsos, logo logo, vamos voltar especificamente a esse tema.
Be Sociable, Share!

Então, para resumir:

Richard Smith (Consultor)

.
PeTralhas (categoria especial de "pensamento", de atitude e de caráter) NUNCA poderão ser imparciais e independentes, pois estão sujeitos à real ESCRAVIDÃO MENTAL que a verdadeira TARA (entendida, classicamente, como condicionamento causado por circunstâncias alternas ao Ego) do PeTralhismo ou da esquerdopatia proporcionam!
.
Simples assim! (e sem nenhuma "agressividade", viram? Somente rigor analítico e vontade de nominar as coisas pelos verdadeiros nomes que elas tem!).
.

Que patét(a)ico I !...

Richard Smith (Consultor)

.
O sr. Edson Reis (bancário) conta uma interessante história pela qual teria passado e que, segundo ele, ter-lhe-ia servido de lição. Penso, contudo, que não...
.
Porque, como mesmo lembrou o Douto Magist_2008, inúmeras foram as atrabílias e os pisoteamentos da Lei e das Instituições praticadas pelo (des)governo que nos assola.
.
E isto NÃO É Justo e nem direito. E contra tudo isto, venho-me manifestando há anos, pontualmente (ou seja, coisa por coisa).
.
E mais ainda: se é dado a cada um o direito de crítica e de expressão do pensamento, comentários como os meus, embora possam parecer agressivos e insultuosos (não são! apenas VERDADEIROS, ou, alguém PROVE o contrário!) devem ser respeitados também (isso à despeito do otário PeTralha que disse, mais lá para baixo, que deveriam me trancafiar em um Hospício - Essa é a "democracia" delles - Brezhnev também fazia isto!) não é?
.
Quanto à carta aberta a FHC, dá vontade de chorar, de rir no início e de chorar ao final - pela indigência de argumentos e pela sua aceitação pela maioria das pessoas.
.
"Uma moeda que se desvaloriza 4x não presta". Deve estar falando o boçal de quando o Dólar foi a R$ 4,10 às vesperas da Eleição do facinoroso Sem-Dedo. Já andou pelos R$ 150 e hoje está por R$ 2,00. Quer dizer exatamente o quê?
.
Depois, a inflação no Brasil não acabava por causa do efeito causado pela indexação. Rompida esta, brilhantemente, pelo Plano Real (ao qual, o PT, PARA NÂO VARIAR foi contra!) ficou tudo propício ao deslanchamento da produção consequente à estabilização da moeda. Se assim não fosse, como caracterizaria o boçal escritor os 84,20% de inflação em fevereiro de 1989 do agora "amiguinho" sarney (Maílson merece uma estátua em cada praça pública por ter evitado
.
(segue...)

Que patét(a)ico II !...

Richard Smith (Consultor)

.
(...) evitado que caíssemos numa hiperinflação desordenada e apocalíptica!)? Perguntinha CHATA esta não é?!
.
Sim, porque desde o "caçador de maracujás" (na realidade de Poupanças, dos pobres cidadãos!), passando pelo indivíduo "malufioso", Delfim Netto, o Quércia, sarney(s) e mais outros diversos simbolos do ATRASO e do PATRIMONIALISMO contra os quais o PT tanto fez selvagem oposição (isto é claro, quando o PATRIMONIO ainda não estava à sua mercê, não é?!) TODOS estão agora do mesmo lado do "balcão", não é?!
.
ESTOU MENTINDO?! POR FAVOR, ME CONTESTEM, ME LIVREM DA ESCURIDÃO DA CEGUEIRA "DIREITISTA" E PEQUENO-BURGUÊSA IMPERIALISTA!!!
.
Por dever de ofício (fui Auditor Externo por 10 anos, gerente de um escritório de Advocacia por dois e há 22, consultor de empresas) conheço da História economica recente do Brasil e posso afirmar, sem facciosismo e muito menos "ideologia" (éééca!) que os dois melhroes governos que o Brasil pode ter foram de Fernando Henrique Cardoso e do Marechal Castello Branco - cuja reputação nenhum esquerdopata ousa colocar em dúvida ou tentar enxovalhar, já perceberam?
.
E esta foi a herança "bendita" recebida e malbaratada pelo nosso "Sócrates" Sem-Dedo ("só SEI que NADA SEI"), atrasando o País por mas d euma década e legando uma economia em estado de anemia perniciosa à sua fantoche, digo, Sucessora!
.
ESTOU MENTINDO?! O PIB INFERIOR A 2,0% (1,5%, digo eu!) QUE TEREMOS ESTE ANO É SINAL DE SAÚDE E PUJANÇA? E OS 2,5% AO ANO MÉDIOS DO GOVERNO DA "ANTA-LAMBANÇEIRA" ENQUANTO A AMÉRICA LATINA CRESCIA 7,5% EM MÉDIA? COMPETÊNCIA?!
.
Este é o partido da incomPTência, pois ao final de todos os anos, 80% em média das verbas empenhadas em orçamento para obras volta por NÃO TEREM SIDO GASTAS! Ninguém se lembra disto?!

Liberdade de expressao e responsabilidade

edson reis (Bancário)

Eu, euzinho aqui, digo que uma coisa é liberdade de expressao e outra é responsabilidade no que se fala. Todos tem o direito a liberdade de expressao, mais isso nao quer dizer eu voce ou qualquer outro possa sair por ai falando coisas que nao se pode provar. Isso ai nao é liberdade de expressao, e falta de carater, desrrespeito,falta de responsabilidade, Nos estamos assistindo agora mesmo o facebookm nao vai poder, manter publicaçoes feitas pelos seus internautas, registrados sob pena de pagar 500 reais por dia de multa, porque a oposiçao (democratas psdb)entraram com recursos, naturalmente, agora eu pergunto aos nobres amigos ai em cima que criticaram o Bandeira pela censura. Por acaso isso ai nao é uma censura?, uma invasao de privacidade?. Agora nao vai ser porque estar do lado que favorece aos tucanos e democratas, e a midia que nao quer perder justamente seu pedaço em Sao Paulo por exemplo. A pimenta no dos outros pe refrecos.

Está dando bandeira.

Carviso. (Advogado Autônomo)

Disse aqui certa feita que adquiri uma obra desse Sr. (Curso de Direito Admvo.). Qual não foi minha surpresa ao ver capítulo inteiro em que ele descia o sarrafo nas privatizações do FHC. Como disse na oportunidade as cores ideológicas dele pouco me interessam -deu vontade de pedir meu dinheiro de volta. Agora essas pataquadas. O Homem pirou de vez!

Ótima lembrança

Observador.. (Economista)

Da história, feita por Nativasaint (Serventuário).Se alguém quiser pesquisar sobre Roland Freisler, jurista nazista, encontrará semelhanças, apesar da distância no tempo e geográfica.Muitas semelhanças com idéias e posições de diversos juristas tupiniquins.Em 2012.
Ele presidiu o Volksgerichtshof ( Tribunal do Povo ). Existia censura na Alemanha Nazista.A censura, dizia-se, seria para o povo "não ser envenenado" pela retórica do inimigo.Só que o inimigo estava em casa e o povo não percebeu.
Quem quiser saber mais há "In the Name of the Volk: Political Justice in Hitler's Germany" de H.W.Koch
O resto é conclusão de cada um.E história.

Péssimo.

Nativasaint (Serventuário)

O Lula desde que iniciou seu mandato, tem utilizado a técnica hitlerista de tornar legal o ilegal para fins próprios e interesseiros. A orgia, inclusive, todos sabem, começou há tempos, mas foi com o Sr. Luís Inácio Lula da Silva que se firmou vergonhosamente. a ética do PT decepciona, bem como, decepciona um jurista renomado que parece fazer as vezes de "jurista" dos tempos da Alemanha Nazista.
Pesquisem, revejam a história da humanidade, o método do PT é identido ao de outro PT, o alemão.
E o Douto jurista infelizmente não sabe o que estar por vir e as consequências de tantas asneiras. Votei no Lula, mas não fui comprada.

Lamentável.

João Ricardo 1 (Outros)

Essa entrevista é uma das coisas mais medonhas que li ultimamente.

Autor

Helano Timbó (Advogado Autônomo)

Confesso que não concordo com tudo o que disse o eminente jurista. Porém, faz-se necessário destacar a sua credibilidade e coragem, pois atualmente a desfaçatez prepondera aos montes.

Bandeira de Mello ou bandeira do PT?

carlinhos (Defensor Público Estadual)

O cinismo desse Bandeira de Mello chega as raias da loucura, do fanatismo explícito. O homem não tem opinião própria. Só repete, insistentemente, as mesmas lenga-lengas enfiadas goela abaixo nos militantes petistas. Sua defesa em prol de Lula e de seu governo chega a ser um desrespeito à inteligência do cidadão brasileiro. Dizer que o Governo Lula tirou 30 milhões de brasileiros da miséria, é de uma desfaçatez sem limítes, porquanto, não leva em conta que tudo teve início no governo anterior. O seu discurso contra a grande imprensa chega a ser asqueroso, porque o que ele defende, a censura, não é uma opinião própria, sua de verdade, mas, oriunda de uma estratégia de seu partido, que sabe que uma imprensa livre pode, sim, prejudicar o seu projeto totalitário de poder. Todos nós sabemos que não existe democracia sem uma mídia livre. Com Yrazão alguém, que reputo muito sábio, já disse com muita propriedade: A imprensa e a Democracia são irmãs siamesas. Uma pergunta fica no ar: Poque a esquerda radical, fanática, tem tanto medo da imprensa? O mensalão não existiu. Ora, ora, me poupe, Senhor Bandeira de Mello, esquerdista de sete costados.

Carta aberta a fhc continuaçao

edson reis (Bancário)

onde você não criou uma só universidade e entrou em choque com a maioria dos professores universitários sucateados em seus salários e em seu prestígio profissional. Não Fernando, não posso reconhecer nada que não pudesse ser feito por um medíocre presidente.Lamento muito o d
estino do Serra. Se ele não ganhar esta eleição vai ficar sem mandato, mas esta é a política. Vocês vão ter que revisar profundamente esta tentativa de encerrar a Era Vargas com a qual se identifica tão fortemente nosso povo. E terão que pensar que o capitalismo dependente que São Paulo construiu não é o que o povo brasileiro quer. E por mais que vocês tenham alcançado o domínio da imprensa brasileira, devido suas alianças internacionais e nacionais, está claro que isto não poderia assegurar ao PSDB um governo querido pelo nosso povo. Vocês vão ficar na nossa história com um episódio de reação contra o verdadeiro progresso que Dilma nos promete aprofundar. Ela nos disse que a luta contra a desigualdade é o verdadeiro fundamento de uma política progressista. E dessa política vocês

Carta aberta a fhc continuaçao

edson reis (Bancário)

aos interesses norte-americanos, apesar de algumas declarações críticas, ligava nossas exportações a uma economia decadente e um mercado já copado. A recusa dos seus neoliberais de promover uma política industrial na qual o Estado apoiava e orientava nossas exportações. A loucura do endividamento interno colossal. A impossibilidade de realizar inversões públicas apesar dos enormes recursos obtidos com a venda de uns 100 bilhões de dólares de empresas brasileiras. Os juros mais altos do mundo que inviabilizava e ainda inviabiliza a competitividade de qualquer empresa. Enfim, UM FRACASSO ECONOMICO ROTUNDO que se traduzia nos mais altos índices de risco do mundo, mesmo tratando-se de avaliadoras amigas. Uma dívida sem dinheiro para pagar… Fernando, o Lula não era ameaça de caos. Você era o caos. E o povo brasileiro correu tranquilamente o risco de eleger um torneiro mecânico e um partido de agitadores, segundo a avaliação de vocês, do que continuar a aventura econômica que você e seu partido criou para este país.
Gostaria de destacar a qualidade do seu governo em algum campo mas não posso fazê-lo nem no campo cultural para o qual foi chamado o nosso querido Francisco Weffort (neste então secretário geral do PT) e não criou um só museu, uma só campanha significativa. Que vergonha foi a comemoração dos 500 anos da “descoberta do Brasil”. E no plano educacional

Comentar

Comentários encerrados em 20/08/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.