Consultor Jurídico

Comentários de leitores

6 comentários

analucia

SCP (Outros)

"daniel", colegas seus do MP também acham o mesmo. abraço

MP e DP devem trabalhar em conjunto nas áreas comuns.

Justiça não é sinônimo de igualdade para desiguais (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

A DP é uma realidade no Brasil. O modelo já está posto. Voltar e repensar um novo modelo no estágio atual seria fazer o país perder tempo e preciosos recursos materiais e humanos. Penso que DP e MP podem e devem trabalhar conjuntamente em vários setores para o bem do país e do suor dos brasileiros que pagam os seus subsídios. Muitas das atribuições são semelhantes. É claro que o tempo e a jurisprudência delimitarão ao máximo, assim penso, as atribuições de cada um. Isto é normal em Direito, afinal chovem súmulas sobre competência jurisdicional e legitimidade do MP. A DP, por ser uma instituição nova, também não escapará deste controle de atribuições, mas, repito, algo normal e que de forma alguma menospreza o trabalho dos defensores. Algo que, por exemplo, não consigo compreender é a DP ter atribuição para a defesa de interesses difusos da sociedade. Não penso que exista atribuição constitucional para a DP exercer a tutela da sociedade como um todo, assim como o MP só deve patrocinar interesses individuais realmente indisponíveis. Mesmo com este trabalho de delimitação de funções, algumas áreas serão comuns às duas instituições e eu espero que elas se entendam. Se MP e DP somarem forças, estas duas instituições tem muito a ganhar.

Interessante o texto, pois rompe com o monopólio de pobre

daniel (Outros - Administrativa)

Interessane o texto, pois rompe com o monopólio de pobre.
O importante é que reforça o conceito de ampliar a assistência jurídica, o que provoca arrepios nos Defensores Públicos que exploram os pobres.
Quanto a ter dois pobres na ação, um como autor e outro como requerido, um seria atendido pela Defensoria e outro por uma outra das entidades que também atendam ao carente.
Curioso como o desejo de explorar os pobres cegue os Defensores Públicos que se manifestaram.

citações em retalhos

SCP (Outros)

Interessante é que várias citações da obra "Acesso À justiça" foram excluídas quando o articulista mencionou o sistema semelhante ao da Defensoria. Mando abaixo a parte mais completa, para conhecimento dos leitores do Conjur:
Sobre o modelo semelhante ao da Defensoria Pública:
“Na verdade, os advogados frequentemente auxiliavam os pobres a reivindicar seus direitos, de maneira mais eficiente, tanto dentro quanto fora dos tribunais. As vantagens dessa sistemática sobre a do judicare são óbvias. Ela ataca outras barreiras ao acesso individual, além dos custos, particularmente os problemas da desinformação jurídica pessoal dos pobres. Ademais, ela pode apoiar os interesses difusos ou de classe das pessoas pobres. Esses escritórios, que reúnem advogados numa equipe, podem assegurar-se as vantagens dos litigantes organizacionais, adquirindo conhecimento e experiência dos problemas típicos dos pobres”. P. 40/41 da mesma obra citada pelo articulista.

Kkk..

SARAIVA (Defensor Público Estadual)

O Pontes Santos disse tudo!
Eu ainda não tinha dito isso, porque aí iriam falar: olha o SARAIVA corporativista.
Mas quem notou a inexplicável fixação do articulista pela Defensoria foi um próprio membro do MP.
O Drº André Melo, inclusive, demonstra um intenso desconhecimento da instituição DP. Entre outras impertinências, diz que Defensores Públicos não poderiam atuar em lados opostos da demanda.
Então quando tivermos 2 pobres, vamos deixar um sem assistência. Ou então manda ele contratar o Márcio Thomaz Bastos, de honorários módicos.
Então tá!

Apaixonado

Jorge Cesar (Advogado Autônomo - Internet e Tecnologia)

Esse cara deve querer ser defensor público. Só pode. Nunca vi ninguém escrever tanto assim sobre defensoria pública!!! !!! !!!
Quando vai começar a escrever sobre sua própria instituição??? ??? ???

Comentar

Comentários encerrados em 16/08/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.