Ranking de Notícias

Mensalão e 15 anos da ConJur foram destaques

Autor

4 de agosto de 2012, 7h59

Os destaques da semana foram as notícias relativa à Ação Penal 470, o mensalão. Primeiro, uma reportagem que aborda a “matemática” do processo, ou seja, o que compõe o mais longo e complexo julgamento já feito pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo, a indicação do ministro Dias Toffoli de que, apesar da pressão para que se declarasse suspeito, participaria do caso. Por fim, a decisão do STF no sentido de que julgará o processo na íntegra, em vez de desmembrá-lo. Clique aqui, aqui e aqui para ler.

ConJur, ano XV
Em comemoração ao aniversário de 15 anos da criação do site, a ConJur publicou esta semana textos que recuperam sua história. O diretor-executivo Maurício Cardoso, por exemplo, fala sobre as primeiras reportagens publicadas e o necessário desenvolvimento por que passou o veículo, enquanto que o diretor Márcio Chaer escreve sobre seu propósito: “oferecer informações úteis e confiáveis de forma clara e sintética” e “prestar um serviço (…) para o advogado, para o juiz, para o cidadão”. Também contaram suas histórias, o correspondente em Miami e um dos criadores do site, João Ozorio de Melo; o editor em Brasília, Rodrigo Haidar e a editora em Cuiabá, Débora Pinho, todos testemunhas dos primeiros dias da ConJur.

O primeiro senador cassado
A entrevista concedida à ConJur pelo empresário e ex-senador Luiz Estevão também repercutiu. Estevão foi, durante dez anos, o único membro da história do Senado brasileiro a ser cassado por quebra de decoro. Em junho, Demóstenes Torres juntou-se a ele. “Eu não via razão para fugir do julgamento”, diz. “Infelizmente, o processo político é de pouca juridicidade, quando você acaba julgado no calor da imensa pressão da opinião pública". Clique aqui para ler.

Cooperativas de advogados
A comissão de Direito Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo está analisando se a nova Lei de Cooperativas de Trabalho — a Lei 12.690 de 2012 — permite a criação de cooperativas de advogados. Atualmente, elas não são permitidas pela OAB, que acusa seu caráter comercial. Clique aqui para ler.


ESPECIAL
Hans Kelsen

Em sua coluna, publicada quinzenalmente na ConJur, Néviton Guedes, desembargador do Tribunal Regional da 1ª Região, discute as críticas sofridas por Hans Kelsen, pai da Teoria Pura do Direito. “Kelsen é perseguido até hoje pelas posições teóricas que defendeu. Na maior parte das vezes, por pura desinformação; em outros casos, indisfarçada má fé”, afirma. Clique aqui para ler.


AS MAIS LIDAS
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 336 mil visitas e teve 829 mil visualizações de página na semana entre 27 de julho e 3 de agosto. A terça-feira (30/7) foi o dia com mais acessos, quando o portal recebeu 59 mil visitas. A reportagem mais lida, com 6,3 mil acessos, foi a da editora Débora Pinho, sobre a liberação da carga rápida para advogados não constituídos nos autos em São Paulo. Clique aqui para ler.

A segunda reportagem mais lida, com 4,1 mil acessos, foi a do repórter Marco de Vasconcellos, em que repercute e divulga o memorial da acusação na Ação Penal 470,  elaborado pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel para os ministros do STF. Clique aqui para ler.


AS 10 MAIS LIDAS
CNJ libera carga rápida para advogados
Leia memorial do mensalão enviado pela PGR ao STF
Márcio Thomaz Bastos oficializa saída do caso Cachoeira
Ministro acusa colega de ser desleal no mensalão
O cerco a Hans Kelsen e a crônica de uma injustiça
Veja argumentos dos 33 advogados do mensalão
Desembargador é aposentado por venda de decisões
Ministro Dias Toffoli sinaliza que julga o mensalão
Julgamento do Mensalão terá 1.078 decisões no STF
Súmulas tornam eficaz a cobertura oferecida pelo DPVAT


AS MANCHETES DA SEMANA
Barbosa acusa Lewandowski de ser desleal ao julgar mensalão
Ministros do Supremo decidem julgar todos os réus do mensalão
STF julga pedido de desmembramento do caso mensalão
"Fui condenado sem exame de mérito das acusações"
CNJ libera carga rápida para advogados sem procuração em SP
Tributação regulatória vira pretexto para guerra fiscal
Veja os principais argumentos dos 33 advogados do mensalão
Julgamento do Mensalão terá 1.078 decisões no Supremo
CNJ suspende posse de desembargadores no TJ gaúcho
"Cidadão de baixa renda paga mais tributos que mais ricos"
A revista que inventou o jeito de falar de Justiça e de Direito
Texto de novo pacto federativo ficará pronto no dia 3 de agosto
Banco responde por fraude se não provar culpa de terceiro
Inglaterra faz esquema especial para julgar crimes durante jogos
Governo de Utah não vai processar família polígama

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!