Metais e cristais

Marco Aurélio diz temer conduta de Joaquim Barbosa

Autor

4 de agosto de 2012, 16h19

O comportamento do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, preocupa o ministro Marco Aurélio. O segundo decano criticou a participação do colega durante os primeiros dias do julgamento da Ação Penal 470, o chamado processo do mensalão. Também disse temer como Joaquim se portará quando chegar à Presidência da corte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"Não gostei pela falta de urbanidade do relator. Precisamos discutir ideias, não deixando descambar para o lado pessoal. Me assusta o que podemos ter após novembro (quando Joaquim Barbosa assumirá a presidência do STF)", afirmou. "Costumo dizer que o presidente (do STF) tem de ser um algodão entre cristais, não pode ser metal entre cristais", disse Marco Aurélio.

Barbosa respondeu às declarações do colega, mas sem dar o endereço de destino. "Em qualquer atividade humana, urbanidade e responsabilidade são qualidades que não se excluem. Mas, às vezes, a urbanidade presta-se a ocultar a falta de responsabilidade. A propósito, é com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público", disse, em nota divulgada na sexta-feira (3/8).

Ao criticar Joaquim Barbosa, o ministro Marco Aurélio se referiu à discussão travada entre Joaquim e o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão. A briga se deu porque Joaquim votou contra o desmembramento do processo – o envio das denúncias contra os que não têm prerrogativa de foro à primeira instância – e Lewandowski votou a favor. Barbosa chamou o posicionamento do revisor de “desleal”.

Procurado pelo Estadão depois do julgamento, Marco Aurélio questionou : "Será que ele se arvora a ser censor dos colegas?". Reservadamente, segundo o jornal, os ministros dizem não se surpreender com os embates travados por Joaquim com os colegas.

Por outro lado, também criticam a atitude de Lewandowski, que, para uma questão de ordem, levou um extenso voto, de mais de 50 páginas, e o leu durante mais de uma hora.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!