Política de Ordem

Possível divisão preocupa situação na OAB-SP

Autor

23 de abril de 2012, 18h59

Spacca
Nas comemorações de seu aniversário de 52 anos, na última sexta-feira (20/4), o chefe da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D’Urso, confirmava a já conhecida notícia de que concorrerá a prefeito de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Mas as conversas se concentravam em outra eleição, a da presidência da OAB-SP. Entre os apoiadores do candidato de situação, Marcos da Costa, pairava uma preocupação: a possibilidade de Sergei Cobra Arbex sair também como candidato, levando consigo parte do time no poder. Questionado, entre um parabéns e outro, sobre essa possibilidade, D’Urso afirmou que tal situação não é possível. “Sergei é um grande amigo e estará conosco, apoiando Marcos da Costa”, disse o aniversariante.

Críticas de ex-presidente
O ex-presidente da OAB-SP Antonio Cláudio Mariz de Oliveira está conversando com diferentes chapas para decidir seu apoio. Na última semana, reuniu-se com o pré-candidato Alberto Toron. No início do mês, a reunião foi com a chapa da situação. “Todos os candidatos são colegas, amigos, merecedores de ocupar cargos de direção na Ordem, mas alguns deles desconhecem por completo o que seja a Ordem, bem como seus problemas. Deveriam, na minha opinião, fazer carreira, ocupar outros postos, antes de se candidatarem à presidência”, disse. “Poucos assumem a presidência da Ordem com uma ideia clara do que fazer em benefício da advocacia; e os dirigentes não criam há anos uma bandeira que possa ser empunhada por todos em prol da advocacia ou da sociedade”, completou.

Primeiro confronto
Os pré-candidatos Rosana Chiavassa e Ricardo Sayeg participaram de audiência pública com os advogados contribuintes do Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (Ipesp) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi a primeira vez que os dois pré-candidatos se apresentaram diante de seu eleitorado, com discussão de ideias e propostas para a Ordem.

Pé no fundo
O pré-candidato Ricardo Sayeg passou a última semana fechando novos acordos na capital, onde um escritório da Zona Leste doou dois carros para a campanha. Sayeg também assina o Mandado de Segurança que exige, na Justiça, redução da anuidade da seccional paulista da OAB dos atuais R$ 793 para R$ 500. A Ordem já foi notificada e tem agora dez dias para apresentar sua defesa na Justiça Federal.

Dono das contas
Um cargo já está fechado na chapa de Rosana Chiavassa: o de tesoureiro. A posição é ocupada por Luiz Fernando de Paula Rangel, que também era tesoureiuro na chapa de Rui Celso Reali Fragoso nas últimas eleições. A pré-candidata segue em sua agenda de panfletagens. Na terça-feira (24/4) vai a Campinas, na quarta (25/4) vai a Jaú — onde também fará palestra na Faculdade de Direito Fundação Raul Bauab, às 19h —, na quinta (26/4) vai a Bauru e, na sexta (27/4), distribuirá panfletos em Santos e participará da festa de uma chapa de oposição em São Vicente, encabeçada por Áureo Bernardo.

Maratona no interior
Na última quinta-feira (19/4), o pré-candidato à presidência da OAB-SP Alberto Toron reuniu-se com advogados de São Miguel Paulista, Penha de França, Jabaquara, Pinheiros, Santo Amaro, Cotia, Ibiúna, Barueri, Osasco, São Caetano do Sul, Diadema, Mogi das Cruzes e de outras cidades da Grande São Paulo. A intenção foi discutir e organizar a pré-campanha. Nesta terça-feira (24/4), o advogado segue para uma churrascaria em Cotia, para falar com mais operadores do Direito.

Palanque virtual
Depois de concentrar esforços para o lançamento de sua pré-candidatura, que aconteceu na última quinta-feira (19/4), o criminalista Roberto Podval está agendando reuniões de apoio para o próximo mês. A equipe de Podval está trabalhando para criar o site da pré-candidatura: www.minhavoznaoab.org.br, que ainda não está no ar.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!