Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Política de Ordem

Possível divisão preocupa situação na OAB-SP

Por 

Nas comemorações de seu aniversário de 52 anos, na última sexta-feira (20/4), o chefe da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D'Urso, confirmava a já conhecida notícia de que concorrerá a prefeito de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Mas as conversas se concentravam em outra eleição, a da presidência da OAB-SP. Entre os apoiadores do candidato de situação, Marcos da Costa, pairava uma preocupação: a possibilidade de Sergei Cobra Arbex sair também como candidato, levando consigo parte do time no poder. Questionado, entre um parabéns e outro, sobre essa possibilidade, D’Urso afirmou que tal situação não é possível. “Sergei é um grande amigo e estará conosco, apoiando Marcos da Costa”, disse o aniversariante.

Críticas de ex-presidente
O ex-presidente da OAB-SP Antonio Cláudio Mariz de Oliveira está conversando com diferentes chapas para decidir seu apoio. Na última semana, reuniu-se com o pré-candidato Alberto Toron. No início do mês, a reunião foi com a chapa da situação. “Todos os candidatos são colegas, amigos, merecedores de ocupar cargos de direção na Ordem, mas alguns deles desconhecem por completo o que seja a Ordem, bem como seus problemas. Deveriam, na minha opinião, fazer carreira, ocupar outros postos, antes de se candidatarem à presidência”, disse. “Poucos assumem a presidência da Ordem com uma ideia clara do que fazer em benefício da advocacia; e os dirigentes não criam há anos uma bandeira que possa ser empunhada por todos em prol da advocacia ou da sociedade”, completou.

Primeiro confronto
Os pré-candidatos Rosana Chiavassa e Ricardo Sayeg participaram de audiência pública com os advogados contribuintes do Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (Ipesp) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi a primeira vez que os dois pré-candidatos se apresentaram diante de seu eleitorado, com discussão de ideias e propostas para a Ordem.

Pé no fundo
O pré-candidato Ricardo Sayeg passou a última semana fechando novos acordos na capital, onde um escritório da Zona Leste doou dois carros para a campanha. Sayeg também assina o Mandado de Segurança que exige, na Justiça, redução da anuidade da seccional paulista da OAB dos atuais R$ 793 para R$ 500. A Ordem já foi notificada e tem agora dez dias para apresentar sua defesa na Justiça Federal.

Dono das contas
Um cargo já está fechado na chapa de Rosana Chiavassa: o de tesoureiro. A posição é ocupada por Luiz Fernando de Paula Rangel, que também era tesoureiuro na chapa de Rui Celso Reali Fragoso nas últimas eleições. A pré-candidata segue em sua agenda de panfletagens. Na terça-feira (24/4) vai a Campinas, na quarta (25/4) vai a Jaú — onde também fará palestra na Faculdade de Direito Fundação Raul Bauab, às 19h —, na quinta (26/4) vai a Bauru e, na sexta (27/4), distribuirá panfletos em Santos e participará da festa de uma chapa de oposição em São Vicente, encabeçada por Áureo Bernardo.

Maratona no interior
Na última quinta-feira (19/4), o pré-candidato à presidência da OAB-SP Alberto Toron reuniu-se com advogados de São Miguel Paulista, Penha de França, Jabaquara, Pinheiros, Santo Amaro, Cotia, Ibiúna, Barueri, Osasco, São Caetano do Sul, Diadema, Mogi das Cruzes e de outras cidades da Grande São Paulo. A intenção foi discutir e organizar a pré-campanha. Nesta terça-feira (24/4), o advogado segue para uma churrascaria em Cotia, para falar com mais operadores do Direito.

Palanque virtual
Depois de concentrar esforços para o lançamento de sua pré-candidatura, que aconteceu na última quinta-feira (19/4), o criminalista Roberto Podval está agendando reuniões de apoio para o próximo mês. A equipe de Podval está trabalhando para criar o site da pré-candidatura: www.minhavoznaoab.org.br, que ainda não está no ar.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 23 de abril de 2012, 18h59

Comentários de leitores

4 comentários

Mentiras

Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor)

Desespero é a oposição espalhar mentiras para tentar desestabilizar a atual gestão. O pior é quando ex-dirigente critica o Dr. Mariz e agora o elogia, parece o ex-ministro da justiça, sempre muda de lado.

É o desespero de quem perderá, ou melhor, já perdeu!

Manente (Advogado Autônomo)

É só uma questão de meses!
Unidos ou separados, a derrota é certa.
Certamente, a justiça divina e a sabedoria dos nobres colegas, cansados com os desrespeitos e as violações as nossas prerrogativas, irão optar pelo Dr. Toron, será o novo presidente.
Viva a advocacia!!!
Estou com ele e não abro!

União é o nome: Araujo - Civil-Criminalista

araujo (Advogado Autônomo - Comercial)

Se fôssemos unidos, com toda certeza seríamos muito mais fortes e respeitados tanto pelas autoridades que desdenham os advogados, quanto pela sociedade. Mas de nada vale uma união em torno de um candidato que não saiba fazer uso dessa força para nós. Por isso, entendemos que a "união é o nome no momento", porém o candidato deve saber usá-la em nome da classe dos advogados em todos os sentidos. sabemos que o Dr. Antonio Cláudio Mariz de Oliveira está buscando isso e o fortalecimento da advocacia, mas com um bom nome compromissado, como ele foi quando esteve à frente da Entidade. Parabéns Dr. Mariz, pelo seu esforço e postura. Joel de Araujo-Ex- Conselheiro Estadual da OABSP e ex Presidente da OAB/Sorocaba.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/05/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.