Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

A resposta

“Peluso se acha e não sabe perder", diz Joaquim Barbosa

"O Peluso se acha." A frase, dita pelo ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (18/4), ecoou por alguns dos principais veículos de comunicação do país. Os jornais Folha de S.Paulo e O Globo, os sites da revista Veja e do G1 reproduziram as declaraçóes do ministro, que rebateu as críticas do presidente do tribunal feitas à revista Consultor Jurídico.

Na entevista, o ministro e presidente do STF, Cezar Peluso, disse que Joaquim Barbosa tem um temperamento difícil, que é uma pessoa insegura, e que tem receio de ser qualificado como alguém que foi para o STF não pelos méritos que tem, mas pela cor. Peluso deixa a Presidência do Supremo, nesta quinta-feira (19/4), sendo sucedido pelo ministro Carlos Ayres Britto, que ocupa a cadeira apenas pelos próximos sete meses, em virtude da aposentadoria compulsória.

Joaquim Barbosa aproveitou a posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral, na noite de quarta-feira (17/4), para responder às acusações. “O Peluso se acha. Ele não sabe perder. A Eliana [Calmon, corregedora nacional de Justiça] ganhou todas. E ele diz que ela não fez. E ela fez muito, não obstante os inúmeros obstáculos que ele tentou criar”, disse. Na entrevista, Peluso havia dito que Eliana não mostrou a que veio e que estaria tirando proveito de investigações anteriores à sua gestão.

A revista Veja classificou a entrevista publicada na ConJur como “bombástica” e lembrou que o clima pode esquentar ainda mais às vésperas do julgamento do mensalão. Sobre a afirmaçãode Peluso de que Joaquim Barbosa é “inseguro”, o ministro respondeu: "Ele tem uma amargura. Em relação a mim então…". Joaquim Barbosa, que assume a vice-presidência do tribunal nesta quinta-feira, atrai as atenções por ser relator do processo de maior apelo popular em tramitação na corte, o mensalão. Em setembro, ele deverá substituir Ayres Britto na Presidência do Supremo.

Revista Consultor Jurídico, 19 de abril de 2012, 13h03

Comentários de leitores

17 comentários

Imaturo

Nicoboco (Advogado Autônomo)

Se o Min. Joaquim Barbosa é inseguro, não sei. Mas imaturo, não há dúvida. Estará Barbosa pronto para assumir a presidência do STF?

Pelo menos o Joaquim Barbosa tem personalidade

andreluizg (Advogado Autônomo - Tributária)

Achei meio agressivo as palavras dele quando lidas isoladamente, mas depois de ler a reportagem não me pareceram tão desarrazoadas (esse é o problema!).
Depois, vendo os artigos da Conjur de hoje, vi que tem vários exaltando o Min. Pelluso. Pareceu "puxação" de saco...

sugestio

Leneu (Professor)

poderia ele se juntar ao José Serra e ficarem ambos no banco dos esquecidos.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 27/04/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.