Ampla defesa

CNMP concede a procurador sustentação oral

Autor

18 de abril de 2012, 6h24

O Conselho Nacional do Ministério Público concedeu a um procurador do Rio Grande do Norte a sustentação oral no julgamento de um recurso interno. O procedimento contraria entendimento anterior do próprio CNMP sobre o assunto, mas foi utilizado após uma questão de ordem do presidente da Ordem Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.

Para ele, o impedimento é um procedimento incompatível inclusive com o espírito do CNMP, pois impede o direito à ampla defesa. Atualmente, o regimento é omisso em relação ao tema.

O conselheiro Almino Afonso, um dos representantes da OAB no CNMP, disse que vai levar à comissão que estuda a reforma do Regimento Interno proposta para que seja explicitada a previsão de sustentação oral à defesa nos casos de recursos internos.

Para Ophir, o CNMP demonstrou respeito ao direito à ampla defesa e às prerrogativas da advocacia. “Não há nenhum mal, ao contrário, em se permitir o debate, em não impedir a participação e a palavra do advogado ou do procurador ou promotor, que pretenda discutir uma decisão monocrática do CNMP”, afirmou. A sessão de desta terça-feira (17/4) foi a primeira realizada pelo conselho em sua nova sede, em Brasília.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!