Consultor Jurídico

Notícias

Bastidores constitucionais

"Origem da Constituição é mais democrática que racional"

Comentários de leitores

4 comentários

é a pior Constituição de todos os tempos.

Neli (Procurador do Município)

Essa Constituição de 88 a meu ver é a pior da História do Brasil.
Alçou preso comum á condição de cidadão.E hoje,se for analisar,quase,todas as leis penais ferem-na. Minuciosa! Enalteceu os políticos etc etc.
Infelizmente,ou felizmente,o PT e as esquerdas na época tinham razão:a constituinte deveria ser soberana e não feita por esses políticos,inclusive o entrevistado.Parabéns ao PT que não assinou a Constituição.

Constituinte

danilonoberto (Estudante de Direito)

A própia constituição no regime brasileiro está repleta de interesses particulares, não podemos esquecer por quem o constituinte era formado, senadores e deputados que até mesmo para obterem esses cargos dispuseram de favores políticos.
Alêm disso, tal artigo comenta a falta de racionalidade e objetividade dos mesmos para formularem uma constituição, com isso, a tarefa desses "escolhidos" era conciliar a sede do povo por justiça e democracia aos seus interesses meramente políticos, tarefa essa ainda praticada com éxito por nossos representantes do povo.

Poder legislativo

Sargento Brasil (Policial Militar)

Falando em legislativo, não há divulgação sobre a Lei Ficha Limpa, a população não está sendo esclarecida de como vaifuncionar essa lei, que segundo consta já vai vigir na próxima eleição para prefeitos. Vamos esperar até o último momento para então tumultuar com as dúvidas que passam surgir, para mais uma vez ''empurrar com a barrida'' a sua vigência e validá-la supostamente para nova data?

Democracia x Ditadura

JPLima (Outro)

Penso mesmo na dificuldade encontrada pelos constituintes na época da elaboração da CF/88, e temos aí uma questão cultural do nosso Povo. Penso também que todo esse trabalho técnico intelectual foi, ao longo dos anos e especialmente nos últimos 10 anos, colocado um pouco de lado pela prática reiterada de controle do Legislativo pelo Executivo, chegando por meio de indicações políticas ao Judiciário. Por estas razões percebo que nos tempos atuais nossas instituições democráticas estão fragilizadas por conta de uma ditadura de centro-esquerda velada, a qual o Poder Executivo de forma centralizadora controla por meio das liberações de verbas, interesses particulares e o chamado é dando que se recebe, tanto o Poder Legislativo quanto o Poder Judiciário. Nossas Instituições Democráticas estão fragilizadas por conta da corrupção instaurada e controlada pelo Executico. E a sociedade como fica? A sociedade é comovida pelo populismo barato de outrora. A rigor, hoje no Brasil vige uma Constituição democrática de um Poder só. Só o Executivo. Os demais Poderes tanto o Legislativo quanto o Judiciário estão perdidos no chamado Estado Democrático de Direito e a Separação dos Poderes.

Comentar

Comentários encerrados em 21/04/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.