Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Instituições recomendadas

OAB entrega certificados para faculdades com Selo OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil entrega, em 19 de abril, os certificados dos cursos de Direito que receberam a última edição do Selo OAB, em 2011. As faculdades foram avaliadas pelo Conselho Federal da OAB como os de melhor qualidade do país, estado por estado. Utilizando-se de uma escala de pontos de zero a dez, a Comissão Especial, a nota mínima para ingressar nesse elenco foi de 6,9 pontos.

O Brasil tem, hoje, 1.210 cursos — só 89 deles receberam o selo de destacada qualidade, ou 7,3% do total. A lista dos cursos que receberão o selo foi divulgada pela OAB durante a sua XXI Conferência Nacional, em novembro de 2011 na cidade de Curitiba, e pode ser acessada aqui.

Do total de cursos de Direito do país, 791 foram avaliados depois de preencherem os pré-requisitos de ter participado dos três últimos Exames de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1). Cada instituição de ensino teve, pelo menos, 20 alunos participando da avaliação.

Para apurar os 90 cursos de qualidade recomendada, uma Comissão Especial integrada por advogados que são professores e especialistas em educação jurídica utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos por eles em aprovação nos Exames de Ordem e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.

Essa é a quarta edição do selo. A primeira é de 2001, a segunda ocorreu em 2003 e a terceira em 2007. Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 11 de abril de 2012, 12h22

Comentários de leitores

2 comentários

Sem comentários

Alair Cavallaro Jr (Outros)

$$$$$$$$$$$$$

QUEM É A OAB

Walquiria Molina (Bacharel - Criminal)

GOSTARIA DE FAZER SOMENTE UMA PERGUNTA....QUEM É A OAB PARA DAR SELO DE APROVAÇÃO PARA FACULDADES DE DIREITOS.QUEM ELA´PENSSA QUE É PARA ISTO..CHEGA SER HILÁRIO PARA NÃO DIZER RIDÍCULO POIS ELA NÃO TEM COMPETÊNCIA E MUITO MENOS PRORROGATIVA PARA ISTO.QUEM PODE FAZER ESTE TIPO DE COISA É SOMENTE O GOVERNO ATRAVÉS DO MEC E NÃO ESTA OAB QUE NÃO PASSA DE UM SINDICATO E MAIS NADA.RIDÍCULO ISTO...

Comentários encerrados em 19/04/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.