Saúde e prevenção

Caasp promove campanha de vacinação contra gripe

Autor

8 de abril de 2012, 9h32

Começa na segunda-feira, 9 de abril, a edição 2012 da Campanha Casa de Assistência dos Advogados São Paulo de Vacinação contra a Gripe, organizada pela Caasp em todas as subseções da OAB-SP. A exemplo das edições anteriores, a participação será gratuita para advogados, estagiários e cônjuges com idade a partir de 60 anos. Para as demais faixas etárias, incluindo-se advogados, estagiários, cônjuges e dependentes, o preço será R$ 30,00 — o mesmo do ano passado. O valor permanece inalterado também para os agregados (pais e avós): R$ 40,00.

Em 2011, um total de 16.937 pessoas foram vacinadas na campanha da Caixa de Assistência. Neste ano, mais uma vez será aplicada a vacina trivalente, que imuniza contra os dois tipos de gripe sazonal e também contra o tipo H1N1. Por ser produzida com vírus inativo, pode ser administrada com segurança em pacientes com deficiência do sistema imunológico. A vacina contra a gripe só não pode ser aplicada em indivíduos com histórico de reação alérgica a um dos componentes do medicamento ou a ovo, e deve ser evitada por pessoas com doenças ainda sem diagnóstico. De modo geral, podem surgir reações locais como dor, vermelhidão ou endurecimento da pele e, na pior das hipóteses, febre baixa. Como ocorre com todas as vacinas, o início da proteção dá-se entre o décimo e o décimo-quarto dia após a aplicação.

A gripe, causada pelo vírus Influenza, é uma doença altamente infecciosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como maneira efetiva de se prevenir contra a doença. “Mesmo a gripe comum — e não só a H1N1, chamada de gripe suína — apresenta taxa de mortalidade, só que esse dado não é divulgado. Além disso, é uma doença determinante da ausência ao trabalho”, orienta Sizenando Ernesto de Lima Júnior, consultor-médico da Caasp.

“Tradicionalmente, a campanha contra a gripe abre o calendário de saúde preventiva da advocacia. Esperamos a participação maciça dos colegas de todo o Estado”, afirma o presidente da Caasp, Fábio Romeu Canton Filho. “A Caixa prossegue privilegiando a medicina preventiva, consagrada no mundo inteiro como a forma mais barata e eficaz de se cuidar da saúde”, salienta o vice-presidente da Caasp, Arnor Gomes da Silva Júnior. Com informações da Assessoria de Imprensa da Caasp.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!