Reconhecimento de liderança

Primeiro presidente negro da OAB-SP será homenageado

Autor

4 de abril de 2012, 6h05

O advogado Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, será homenageado na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 11 de abril, às 19h.

“Os advogados e a sociedade civil devem conhecer a contribuição de suas lideranças afro-descendentes na construção da cidadania e daqueles que atuaram para combater o racismo em todas as suas formas. Essa homenagem vem ao encontro desse nosso desejo. É preciso resgatar a memória dos líderes que escreveram a história da advocacia e da cidadania no Brasil”, afirmou o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, que organizou o evento, Eduardo Pereira da Silva, a homenagem “é um reconhecimento da instituição ao trabalho prestado pelo presidente Benedicto Galvão, afro-brasileiro que fez história na sua gestão em 1940 e 1941 e aos homenageados que, em 2011, reconhecidamente, combateram o racismo e desenvolveram políticas de inclusão social”.

Benedicto Galvão presidiu a OAB SP durante o afastamento de Noé Azevedo e é considerado o primeiro presidente negro da OAB-SP. Nasceu em uma família humilde no interior do estado, veio para São Paulo, formou-se na escola complementar, anexa à Escola Normal da Praça da República, trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e Liberdade. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1907, passando a advogar no famoso escritório de Alfredo e Ernesto Pujol. Morreu em 11 de julho de 1943. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!