Cobertura jurídica

Abertas inscrições para o Prêmio AMB de Jornalismo

Autor

22 de setembro de 2011, 14h54

A AMB lança, nesta quinta-feira (22/9), a 8ª edição do “Prêmio AMB de Jornalismo — Paulo Bonavides” para estimular a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à Magistratura, ao Judiciário e à Justiça cidadã. O Prêmio destacará a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para estimular, divulgar e prestigiar reportagens jornalísticas veiculadas na imprensa que apresentem o trabalho do judiciário e da magistratura como sustentáculo do estado de direito e dos interesses da sociedade, demonstrando a competência e atribuições constitucionais do Poder Judiciário, assim como a sua contribuição nas áreas de atuação.

O Prêmio também tem a finalidade de valorizar o papel e a imagem do Judiciário perante a sociedade e o próprio poder público, além da importância e a valorização da magistratura, com destaque para sua função social.

Objetiva, ainda, estimular a prática de um jornalismo plural com foco nas seguintes abordagens: desafios da Justiça, importância de um Judiciário forte e magistrados independentes para a sociedade, como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social; a segurança do magistrado como fator de estabilidade das instituições — sugestões e alternativas para uma política de âmbito nacional; iniciativas positivas do Judiciário e a Justiça próxima do cidadão.

As matérias podem abordar as políticas públicas que contemplem as seguintes áreas, nas quais atua o Judiciário e a magistratura: meio ambiente, combate a organizações criminosas, infância e juventude e educação; patrimônio público; cidadão; consumidor; criminal; saúde; trabalho escravo; portadores de necessidades especiais; idoso; tráfico de seres humanos e violência doméstica; execução penal e sua humanização e penas alternativas.

Na edição deste ano, a AMB fará uma dupla homenagem: ao jurista e professor Paulo Bonavides, que contribui para a construção de uma mídia mais plural e igualitária e um Judiciário independente, dando seu nome à 8ª edição; e a criação do Prêmio categoria especial juíza Patrícia Acioli, pelo exemplo de dedicação pela promoção da Justiça e coragem no combate ao crime organizado.

Inscrição e premiação
O Prêmio AMB de Jornalismo vai contemplar oito categorias: mídia impressa; telejornalismo; radiojornalismo; fotojornalismo; webjornalismo; mídia regional; assessoria das Associações filiadas e a categoria especial Patrícia Acioli – “Combate ao Crime Organizado e Segurança de Magistrados e dos Fóruns”. A melhor reportagem de cada categoria receberá o prêmio de R$ 10 mil. Os vencedores serão anunciados em um grande evento, em Brasília.

As inscrições para o Prêmio estão abertas de 22 de setembro a 22 de outubro de 2011. Estão aptos a participar jornalistas profissionais em todo o país. As reportagens inscritas devem ter sido veiculadas ou publicadas entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de setembro de 2011. Com informações da Assessoria de Imprensa da AMB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!