Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Irregularidades nas medidas

Fiscalização detecta erros em lotes de papel higiênico

O Instituto de Pesos e Medidas  do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, encontrou irregularidades em 20% dos 45 lotes de papel  higiênico examinados, por conterem erros nas medidas, em relação ao que  está indicado na embalagem. A operação, que deve verificar o total de 86 lotes de papel higiênico de uso doméstico e comercial, termina nesta terça-feira (20/9). No ano  passado, a mesma operação reprovou 10,7% dos lotes examinados em dois dias de fiscalização.

"O papel higiênico sempre foi um dos vilões da fiscalização do Ipem. Apesar de queda no índice de irregularidades desde 2009, os erros ainda são muitos e estamos  trabalhando para  reduzi-los e contamos com o consumidor como nosso principal parceiro para denunciar sempre que desconfiar do problema", explica o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula. Segundo Fabiano, a próxima medida será procurar fabricantes e responsáveis pelo  produto para buscar soluções  e reduzir os erros que lesam o consumidor.

Em 2009 foram examinados 300 lotes e 14% apresentaram irregularidades. Em 2010,  o índice registrado foi de 6,7% em 354 exames. Até julho deste ano foram examinados 162 itens, sendo que 8,6% continham erros quantitativos. Empresas  autuadas  têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem, que define multa de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar  os exames.

Clique aqui para ver a relação de empresas autuadas.

Revista Consultor Jurídico, 20 de setembro de 2011, 8h19

Comentários de leitores

1 comentário

BUMBUM É COMO DIGITAL; NÃO EXISTEM DUAS IGUAIS

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

A defesa dos fabricantes é simples: Nem todos tem a bunda igual e, portanto, como empresários zelosos, devem produzir papel para todo tipo de 'buzanfa'. Quem quiser aferir a metragem é só desenrolar todo o papel, medir e depois enrolar novamente (se conseguir). Simples assim.

Comentários encerrados em 28/09/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.