Português English Español 日本語


  Consultor Jurídico > Áreas > Criminal > Notícias da Justiça e do Direito nos jornais deste sábado
Noticiário jurídico

A Justiça e o Direito nos jornais deste sábado

Autor

5 de setembro de 2015, 11h19

As informações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contidas na delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, já chegaram ao Supremo Tribunal Federal. Elas foram dadas ao ministro Teori Zavaski pelo procurador-geral a República, Rodrigo Janot. Zavaski deve decidir, no futuro, se envia os dados ao juiz Sergio Moro, no Paraná. O magistrado pediu mais informações a Janot sobre os fatos narrados pelo empresário. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


Responsabilidade fiscal
O jurista Miguel Reale Jr., em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, diz que a importância da responsabilidade fiscal é “de tal monta” que condutas de afronta às finanças públicas foram alçadas, pela Lei 10.028/2000, em crimes, artigos 359 A e seguintes do Código Penal, introduzindo-se na lei do impeachment tais atos como passíveis de levar à cassação do presidente. “No caso, haveria também, em tese, o crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do código, por se omitirem como despesa do Tesouro as dívidas contraídas, gerando falso superávit primário.”


Progresso democrático
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avalia como “grande progresso” as ações no Tribunal Superior Eleitoral contra a campanha da presidente Dilma Rousseff e o julgamento das contas do governo no Tribunal de Contas da União. “Falar em golpe me parece exagero daqueles que nunca foram realmente democratas, porque ninguém está propondo o golpe, que eu saiba”, disse. “Pode ter grupos maluquetes que vão para as ruas pedir a volta dos militares, mas os militares não querem.” Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.


Julgamento na madrugada
O veredicto do julgamento do líder opositor da Venezuela Leopoldo López foi adiado para a próxima quinta-feira, dia 10. A audiência que avançou à madrugada deste sábado foi interrompida pela juíza Susana Barreiros, que tomou a decisão considerando que sábado não é um dia de trabalho no tribunal, segundo o jornal "El Universal". As informações são do jornal O Globo.


Primeira denúncia
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal a primeira denúncia contra um empreiteiro envolvido no esquema do petrolão. O alvo é o dono da UTC, Ricardo Pessoa, apontado como chefe do cartel de empreiteiras e acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Pessoa foi denunciado junto ao presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e seu pai, o senador Benedito de Lira (PP-AL). Arthur e Benedito já haviam sido indiciados pela PF. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


Bandeira livre
A existência de aplicativos de smartphones para caronas pagas, como é caso do Uber, é positiva para o consumidor e não há elementos econômicos que justifiquem a proibição desse tipo de serviço. A conclusão é de estudo elaborado pelo Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Sobrevida a privilégios
Em editorial, o jornal O Estado de S. Paulo comenta a aprovação da PEC 41/2005, a PEC dos cartórios, pela Câmara dos Deputados, com “expressivos e preocupantes 333 votos a favor”. A Câmara faria melhor papel deixando o que é inconstitucional como inconstitucional, diz o jornal. “É preciso realizar os concursos necessários e empossar quem já passou em concursos anteriores. Há alguns anos, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça detectou milhares de pessoas aprovadas para dirigir cartórios que ainda não haviam sido empossadas. A solução do problema está aí, e não em dar sobrevida a privilégios que a sociedade brasileira não deseja perpetuar”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!

NOTICIÁRIO JURÍDICO

A Justiça e o Direito nos jornais deste sábado

Autor

3 de setembro de 2011, 11h01

De acordo com os jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, documentos encontrados em um prédio do governo líbio indicam uma estreita relação da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) e do MI-6, do Reino Unido, com o regime de Muamar Kadafi. Segundo reportagem do "New York Times", os documentos apontam que em ao menos oito ocasiões o serviço de inteligência americano enviou suspeitos de terrorismo para serem interrogados na Líbia — país famoso por sua reputação com torturas — dentro do controverso programa de "rendição".


Cortes sociais
De acordo com o jornal Correio Braziliense, a presidente Dilma Rousseff disse que a concessão de reajustes salariais aos ministros do Supremo Tribunal Federal — o que elevaria o teto das remunerações no funcionalismo para R$ 32,1 mil — e aos demais servidores do Judiciário e do Ministério Público da União significará cortes em áreas importantes, como educação e saúde, e colocará em risco a saúde das contas públicas. (Leia mais aqui na Conjur)


Paralisia Jurídica
O editorial do jornal Folha de S. Paulo desse sábado fala dos últimos avanços do Judiciário, e diz que eles só foram possíveis por causa da coordenação entre os três Poderes da República. Contudo, cita o Justiça em Números 2011, recentemente divulgado pelo Consleho Nacional de Justiça, para observar que o ritmo de melhoria parece estagnado, e critica: "Essa paralisia, não por acaso, ocorre quando os Poderes se mostram menos dispostos a atuar em sintonia. Apesar de terem anunciado em março a disposição de firmar um novo "pacto republicano" para reformar o Judiciário, o assunto foi colocado de lado".


Maioridade penal
De acordo com o jornal O Globo, tramita na Câmara dos Deputados um novo projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A PEC 57/2011, de autoria do deputado federal André Moura (PSC-SE), foi apresentada no começo de julho e está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Ela foi apensada a outros projetos que já discutiam o tema. Moura diz que haverá pressão pela aprovação da medida. Segundo ele, a população quer a redução da maioridade penal. Em 2007, pesquisa encomendada pelo Senado Federal mostrou que quase 90% dos brasileiros defendiam a redução da maioridade penal para 16 anos.

Profissionais que atuam no atendimento às crianças e adolescentes, no entanto, são contrários. Segundo eles, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê mecanismos de responsabilização dos menores infratores.


Guias falsas
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública, Valentino de Andrade, suspendeu o embargo de sete obras da construtora Onoda, uma das acusadas de terem usado guias falsas para pagar outorga onerosa –taxa para autorizar a construção de prédios altos. Além da Onoda, outras cinco construtoras são acusadas de estarem envolvidas em esquema que já deu um prejuízo confirmado de R$ 41 milhões aos cofres públicos. Para o juiz, o embargo é excessivo porque causa insegurança aos que já compraram apartamentos -a maioria no Tatuapé (zona leste).


Acidente com bondinho
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), Cláudio Lopes, instaurou inquérito para apurar a responsabilidade do secretário de Transportes, Júlio Lopes, no acidente com o bondinho de Santa Teresa, no sábado, que matou cinco pessoas e deixou 57 feridas. A decisão teve de ser tomada pelo procurador-geral, autoridade máxima do MP-RJ, porque Júlio Lopes, enquanto secretário e deputado federal eleito em 2008, tem foro privilegiado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Denúncia repetitiva
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, mais uma vez o presidente do PTB, Roberto Jefferson, insiste para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja incluído entre os acusados de envolvimento no esquema do mensalão. Em um documento enviado nesta semana ao Supremo Tribunal Federal com as suas alegações finais sobre o caso, Jefferson afirma que Lula deve ser considerado suspeito porque enviava projetos para o Congresso.


Terceiro poder
Faltam o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o reconhecimento de 490 mil assinaturas, mas o PSD já é considerado partido de fato por seus fundadores, que assinaram nesta sexta-feira (2/9), em São Paulo, as primeiras fichas de filiação e anunciaram ser a "terceira maior força política do País". O raciocínio leva em conta o tamanho da bancada da Câmara dos Deputados: 44 parlamentares exercendo o cargo e 4 ocupando secretarias estaduais, segundo o prefeito de São Paulo e presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Sem rodeios
Dois dos três envolvidos na criação e na difusão do “rodeio das gordas” assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do estado de São Paulo. Em outubro de 2010, Roberto Paulo de Freitas Negrini e Rafael Dib Tebechrami divulgaram na internet o evento, no qual rapazes eram incentivados a agarrar e a subir em garotas obesas durante os jogos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Após a investigação, o Ministério Público concluiu que os estudantes praticaram violência contra a mulher, com infração da Lei Maria da Penha. Cada envolvido terá de doar, como indenização por dano moral coletivo, 20 salários mínimos a instituições que se dedicam à prevenção e ao combate da dependência química e da violência de gênero. As informações são do jornal Correio Braziliense.


Mudança de lado
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, poderá ser convocado pela Justiça da Itália para depor novamente, mas desta vez como vítima, e não como réu. No caso, Berlusconi teria sido vítima de uma tentativa de extorsão do empresário Giampaolo Tarantini, da mulher do empresário e de um jornalista, Valter Lavitola. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a promotoria de Nápoles gravou uma conversa de Berlusconi com Lavitola, na qual o premiê chama a Itália de "país de m…".


Culpa pela crise
Dezessete bancos e instituições financeiras americanas estão envolvidos em um processo apresentado nesta sexta-feira (2/9) pela Agência Federal de Financiamento Imobiliário, que os acusa de fraudes e manipulações que culminaram na crise de crédito do setor hipotecário americano ("subprime"), iniciada em 2007. Após o anúncio, os títulos dos principais estabelecimentos financeiros americanos passaram a apresentar quedas na Bolsa de Nova York. As ações questionam o papel desempenhado pelos bancos na renegociação de créditos hipotecários de alto risco – baseados em investimentos de devedores artificialmente incrementados e inclusive falsificados – sob a forma de título da dívida vendidos nos mercados. As informações são do jornal Correio Braziliense.


Projeto de lei
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exortou o Congresso neste sábado a aprovar, assim que retomar suas atividades na próxima semana, uma extensão do projeto de lei de transporte para evitar a perda de empregos. "Permitir que este projeto de lei caduque seria um desastre para nossa infraestrutura e nossa economia", afirmou Obama em seu discurso radiofônico semanal. O presidente americano assinalou que, se a lei não for prorrogada, "quase 1 milhão" de trabalhadores perderão seus postos de trabalho nos próximos 12 meses. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!

Entrar
x fechar

Informe um problema

[contact-form-7 id="45ced06" title="Informe de problemas"]