Rouquidão anormal

Lula é diagnosticado com tumor na laringe

Autor

29 de outubro de 2011, 12h06

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um câncer na laringe na manhã deste sábado (29/10). A doença foi descoberta depois de um exame no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que já informou que Lula será submetido a tratamento ambulatorial de quimioterapia. As informações são do site G1.

De acordo com os médicos do hospital, o ex-presidente “encontra-se bem”, mas fez os exames por apresentar “rouquidão acima do normal”. Segundo Paulo Hoff, um dos médicos responsáveis pelo tratamento de Lula, a intenção da equipe é começar o tratamento já na semana que vem. A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

Em entrevista ao G1, Paulo Hoff contou que Lula pediu que sua doença fosse tratada “com transparência”. Só pediu para que o hospital não divulgasse a quantidade de sessões de quimioterapia ele vai fazer.

Na quinta-feira (27/10), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos, no apartamento onde mora, em São Bernardo do Campo (SP). Na segunda-feira (22/10), esteve com a presidente Dilma Rousseff em Manaus, na inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.

Leia abaixo a nota do Sírio-Libanês, publicada pelo G1:

"BOLETIM MÉDICO

29/10/2011

11h00

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira

Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão

Diretor Clínico"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!