Consultor Jurídico

Notícias

Vias de fato

Juiz e advogado trocam tapas e ameaças em Pernambuco

O juiz Teodomiro Noronha Cardozo, da 1ª Vara Criminal de Paulista (PE), e o advogado Marcos Antonio Figueirêdo de Araújo chegaram às vias de fato durante julgamento no Fórum da cidade nesta quinta-feira (20/10). Eles discutiram durante a sessão, trocaram tapas e o advogado ameaçou de morte o juiz.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça pernambucano, Araújo invadiu uma audiência do juiz Cardozo, começou ofendê-lo e desencadeou a briga durante a tarde. Policiais presentes à sessão levaram o advogado à delegacia, onde o juiz prestou queixa contra ele. Araújo não foi detido.

Ao jornal Folha de Pernambuco, Araújo não explicou qual foi o motivo da briga. Disse apenas que "não tem medo de desembargador ou promotor". Ele prometeu voltar à delegacia para prestar queixa contra o juiz Cardozo.

Da delegacia, Araújo foi para o Instituto Médico Legal para fazer exames de corpo de delito. A assessoria policial do TJ-PE está acompanhando o caso e já informou que o juiz não comentará o episódio. Ele está sendo escoltado por uma equipe de segurança, segundo a assessoria de imprensa do TJ.

Revista Consultor Jurídico, 21 de outubro de 2011, 7h09

Comentários de leitores

31 comentários

AO SR. VRM

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

E eu arrisco algumas respostas: Fazer especialização com dinheiro público é imoral sim ! Se quer se especializar, peça afastamento "não remunerado" e custeie os seus próprios estudos. Afinal, ninguém chamou esse juiz para 'ser juiz' . Ele é que se propôs a sê-lo. Portanto, se carece de maior conhecimento ou quer ampliar os que já têm , que o faça ás suas expensas . Não estamos aqui pagando impostos para essa finalidade, embora sendo seu conhecido, o folgado.
SDS.

Juízes também devem ANDAR na LEI

Mariana de Cássia Araújo (Outros)

Eu, Mariana de Cássia Seabra Figueiredo de Araújo filha de Dr. Marcos Antônio Figueiredo de Araújo, venho argumentar que o meu pai é uma pessoa INTEGRA,HONESTA,LEAL que ama a JUSTIÇA e a VERDADE.
Como o próprio nome diz , JUSTIÇA é a virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito de alguém, de atender suas reclamações e queixas. Em Paulista - PE esse juiz já é conhecido por ser arbitrário, prepotente e com "excesso de poder." Onde descontradiz o ato de fazer JUSTIÇA. O fato comentado pelo mídia mostra uma perseguição desde de 2006, aonde um advogado exausto de ser perseguido cobra seus direitos!! No campo pessoal o Dr. Marcos Antônio é EXTRAORDINÁRIO, HUMANO, AMOROSO, JUSTO e acima de tudo seu lema é o DIREITO DOS POBRES, priorizando aqueles que são humilhados, envergonhados por uma sociedade alienada e mesquinha. Como PAI é o MEU ORGULHO!!
Agora, irei com certeza plena confiar na Justiça do Brasil, na OAB, pois certamente logo logo isso se resolverá! Não só no caso do meu pai, mas todas as situações que ainda acontecem INJUSTIÇA.

COMO JULGAR SEM CONHECER OS FATOS VERDADEIROS.

Marcos Filipe Seabra (Outros)

É incrivel como a impresa que têm obrigação de levar a verdade, não faz apuração dos fatos e noticia imformações sem precisam, com um sério descompromisso com a veracidade da informação.
O advogado acima criticado e condenado sem julgamento adequado é um cidadão de boa reputação, cheio de princípios que valorizam a ética.
A jústiça teve seus olhos vendados, para não se envolver com nenhuma das partes, onde não há distinção, muito menos acepção do pobre do rico, do operário e do patrão, do sem poder e do magnata; o conceito de Direito não se restringe a julgar e condenar e sim lutar em prol daqueles que foram marginalizados e excluídos pela sociedade tantas vezes arbitrária.
Como podemos acusar e criticar sem tomar ciência de um ocorrido.
Quando 1 não quer dois não brigas.
Sabendo que cada Fórum tem a sua política de vestuário; no Fórum da cidade de Paulista, os homens só entram de calças compridas, sapatos e jamais de camisetas, já para o sexo feminino a Lei muito liberal, mulheres podem entrar de short, minisaia, sandálias de dedos e muitos decotas sesuais.
Como um advogado de calça, camisa, paletó, sapatos, portando dos documentos em dia com OAB, foi impedido de realizar uma audiência, num país onde a Jústiça é tão lenta devido ao excesso de processos, inúmeras vezes arquivado.
Profissão a sua de advogado, motivo de seu próprio orgulho, da famílía, amigos e clientes. O advogado Marcos Antônio tornou-se um pai de família, vitorioso diantes das dificuldades vividas na infância e adolescência onde pescava para comer com seus irmãos, para aliviar a fome, onde sua mãe ao anoitecer colocava os filhos na cama dizendo "Dorme que a fome passa".
Um exemplo notável da força de superação do brasileiro!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 29/10/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.