Edição ampliada

Elementos do Jornalismo Econômico é lançado em SP

Autor

19 de outubro de 2011, 9h27

Orientada por generais, a Polícia Federal foi incumbida de impedir que a Gazeta Mercantil publicasse que o acordo nuclear Brasil-Alemanha era desfavorável para os brasileiros. O jornal foi invadido, mas uma funcionária escondeu os originais no sutiã. Como o jornal era impresso nas gráficas do Estadão, o jornal saiu de lá com a capa do Jornal da Tarde e mais uma vez a vigilância policial foi driblada. Ao fim, mesmo com a ordem de censura, o jornal saiu com a notícia — assinada pela jovem repórter Miriam Leitão.

O episódio acima é revelado no livro Elementos de Jornalismo Econômico, de Sidnei Basile, um dos mais completos jornalistas que o Brasil já conheceu e que, lamentavelmente, o perdeu este ano. A edição revista e ampliada da obra será lançada no dia 27 de outubro, dia do aniversário do jornalista, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo. Basile queria ter escrito mais cinco capítulos, mas apenas três ficaram prontos e foram incluídos nesta nova edição. A publicação é da editora Elsevier.

Neste livro, Sidnei Basile aborda a questão da ética jornalística, o papel do jornalismo na cobertura de assuntos econômicos, o relacionamento com as empresas e assessorias de imprensa, e a postura adequada frente às diversas fontes de pressão. Relata com vivacidade o dia-a-dia nas redações, comentando as relações com colunistas e editores, que muitas vezes são instáveis e complexas. Dedica um capítulo às atividades de publicidade, relações públicas, marketing direto e pesquisa, que estão intimamente relacionadas à cobertura da área, e também à relação entre economia e política, discutindo questões atuais sobre democracia e participação. Trata-se de um manual completo de jornalismo econômico.

Sidnei Basile formou-se advogado e cientista social, foi diretor-superintendente das revistas Exame e Você S.A., além de professor de Jornalismo Econômico da Fundação Casper Líbero. Durante quatro anos trabalhou na Folha de S.Paulo e 18 anos na Gazeta Mercantil. Ao todo, foram 34 anos de jornalismo.

Serviço:
Lançamento do livro Elementos de Jornalismo Econômico
Onde: Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo
Quando: 27 de outubro
Horário: 19h

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!